AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 23 de janeiro de 2011

O Caminho Neocatecumenal- Paróquia

Este movimento anima a evangelização.
Com ele já levamos a efeito uma missão aqui na Paróquia e vimos como são capazes de mobilizar gente de todos os quadrantes dando testemunhos vivenciais duma fé viva, alegre e radical.
É um Movimento bom e muito útil à nova evangelização, pelo que tem aprovação da Igreja e muito gostaria de o ver implantado na Paróquia com muitos grupos...
Existem na diocese alguns, mas a Paróquia de Monserrate leva a palma.

Transcrevo do Cónego Rui Osório, in JN de 23-01-2011, neste Domingo

Papa exige obediência dos "kikos" aos bispos

Perante milhares de membros do Caminho Neocatecumenal, Bento XVI, na passada segunda-feira, num discurso breve, insistiu três vezes na obediência aos bispos.

O Papa lembrou a aprovação, em 2008, dos Estatutos do Caminho Neocatecumenal e, este ano, o seu Directório Catequético. "Com estes selos eclesiais, o Senhor confirma hoje e vos confia novamente este instrumento precioso que é o Caminho, de modo que possais, em filial obediência à Santa Sé e aos pastores da Igreja, contribuir com um novo zelo e ardor para a redescoberta radical e gozosa do baptismo e oferecer a vossa própria contribuição para a causa da nova evangelização".

Não tem sido fácil a relação dos "laicos", assim chamados em homenagem ao seu fundador, Francisco José Gómez Arguello, o Kiko, com alguns bispos. Veja-se o contencioso actual com bispos japoneses.

Qualquer novo movimento em Igreja, fiel e cioso ao seu carisma, leva tempo a reconhecer e a praticar a comunhão eclesial e a abrir-se, sem competição ou concorrência, a outros movimentos e, sobretudo, à fecunda tradição da Igreja Às vezes comportam-se como se tivessem partido do zero ou descoberto a essência do cristianismo. Fecham-se com desdém pelas diferenças. Se assim persistem, tornam-se incómodos. Daí a insistên-cia do Papa aos "tókos" para obedecerem aos bispos, garantes da comunhão eclesial

Quem diz fidelidade aos bispos, por extensão e em fraternidade eclesial, recomenda abertura às comunidades cristãs, aos seus pastores e ao povo de Deus que as compõem.

É sempre de suspeitar a teimosia nos particularismos que se tornam exclusivismos quando não se aprecia a largueza do Reino de Deus.
In ruiosoriol23@gmail.com

Sem comentários: