AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Domingos Salgueiro e Maria do Carmo Salgueiro

Maria do Carmo Fernandes Parente, de 68 anos de idade, casada há 43 anos com Domingos de Passos Rodrigues Salgueiro, empreiteiro, têm três filhos: Isabel, Jorge Manuel, José Pedro. A Isabel e o Jorge casados e com filhos e o Pedro, solteiro, a viver com os pais.


A Isabel é esteticista, os dois filhos estão à frente da firma Salgueiro e Filhos. Foi catequista 29 anos nesta Paróquia, entrou no meu tempo, mas veio pedir dispensa deste serviço.

A Maria do Carmo é filha de José Parente, de Perre, e de Aurora da Ponte, conhecidos pelos barrigas, moradores ao fundo da Bandeira, bons e assíduos paroquianos. Só lamento que o Salgueiro no dia de anos, dia 13 de Maio, não venha à missa da padroeira e do seu aniversário por causa do trabalho na empresa….No entanto fez muitos anos a Páscoa... como o seu cunhado Fernando Amado que se manteve mais tempo e o padre almoçava na sua casa...



O Salgueiro era filho do empreteiro Manuel Sagueiro e de Isaura Moreira, naturais da Meadela e irmão de mais duas irmãs. O pai casou duas vezes e a firma à morte do Manuel, embora tivesse descido muito o Domingos com a vivacidade do pai a ergeu e a levou a bom termo. Agora está nas mãos dos netos, filhos da Maria do Carmo e do Domingos.

O Salgueiro fez parte da mocidade portuguesa, mas não foi tropa.

A Maria do Carmo é irmã da Rosa Parente que aqui acima foi lembrada. Estão sem pai há cerca de 13 anos e sem mãe há cerca de 25 anos. Eram as únicas irmãs e filhas do José Parente e da Aurora.

Foi com o José Parente, feitor da quinta do Eng. Madureira e com um empurrão do Senhor Luís Gil que se descobriu terreno para a Residência Paroquial e Centro Social da Paróquia, há 11 anos anquilosada e sem capacidade de resposta para os problemas estruturais e físicos para uma Comunidade nas suas vertentes fundamentais que aparece a primeira obra a dar que falar.

Tanto o Parente, como esposa e o Gil eram Vicentinos desde Outubro de 1978.

Aliás, são famílias a quem a Paróquia muito deve e aqui queria prestar uma pequena homenagem de reconhecimento e de bênção... não só aos Salgueiros, como às Parentes e aos Soares.

Sem comentários: