AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 12 de setembro de 2017

“Ferrolhos”

“Ferrolhos”


Aquilo a que o povo chama “ferrolho”, eu chamar-lhe-ia: trinquetas, tranquetas, trancas, trincos, pois estes são os ferros que correm movidos por chave ou, manualmente, por algum punho, uma pega para ser movimentado à mão.
Estes elementos de uma porta que já foram tratados podem ser sobre as portas, isto é, exteriormente, ou embutidos.


























Para mim, ferrolhos são os buracos das fechaduras antigas porque as novas já não servem para “espreitar ao ferro”, expressão que se usa para designar quem encosta o olho aos orifícios da fechadura para espreitar e ver algo que esteja para além do que deve…
Se se traduzir “ferrolho” por orifício, anel, buraco onde corre um ferro, então, por semelhança teremos um ferrolho e assim a tranca ou o trinco serão ferrolhos, mas a origem da palavra está no olho encostado ao buraco. Não será um olho de couve, mas um olho do nosso rosto que se abre, enquanto o outro se fecha.

Aqui ficam alguns dos “ferrolhos”, como popularmente são conhecidos.

Sem comentários: