AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Cesto de uma rasa

Um Cesto dos pequenos feitos pelos cesteiros de Mazarefes. Este era de uma rasa, isto é, não levava mais que uma rasa de milho, à volta de 13 quilos de milho, por exemplo, Nesta foto vê-se que está bem coçado do uso, mas os que eram de levar à feira estavam sempre com melhor aspecto. 
Quando se tratava do da feira, era levado à cabeça com diversos produtos da terra para serem vendidos na feira da região, da vila ou da cidade.
Havia cestos para 2 e 3 rasas que se utilizavam mais na faina do lavrador dentro de portas do quintal, bem como as cestinhas mais pequeninas usadas para outras coisas. Recordo que lá em casa os meus avós tinham uma no no banquinho de pedra suspenso na ombreira da Janela aberta de alto a baixo. Esse cestinho tinha uma corda e quando os pobres batiam à porta com um rosário de oraçãos pelas "alminhas desta casa que Deus lá tem", era através desse cestinho que desciam a esmola. Bom. Dava mais serviços, não só para dar ou entregar, como para receber sem descer pelas escadas à porta da rua.
Havia ainda o cesto da mordomia e a cesta de noiva.

Sem comentários: