AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Primeiro Senado Paroquial na Pré Paróquia-2007

Já se tem apontado um primeiro senado constituido por outros elementos quando, afinal, não seria o primeiro, mas o segundo. O Primeiro Senado da fundação da Paróquia foi constituído pelo Dr. Teodósio Antunes, da Rua Eng.º Frederico Ulrich, hoje, R. Fiúza Júnior; pelo Dr. Correia Botelho, Papanata; Maria Leonor Pinto Cardoso, R. da Bandeira; Maria Delfina Fonseca de Campos Gomes, R. Eng.º Frederico Ulrich; Elvira Correia Botelho, Papanata, António Alves franco (Abelheira) e o Pe. António da Costa Nova, primeiro pároco. Este Senado depressa foi remodelado por um segundo a quem o tínhamos até agora por primeiro porque de facto, o da fundação foi apenas para rampa de lançamento.




Desse Senado todos faleceram à excepção da Maria Leonor, Maria Delfina e o Cónego da Sé de Braga, Pe. Costa Neiva. Todos estes muito mais novos na ocasião.
A Maria Delfina já era professora e deu catequese aqui nesta igreja (antes dava em S. João d’Arga) com D. Elvira Botelho, Maria do Carmo Amorim e Maria Leonor. Ainda deu durante um ano na Senhora das Necessidades e na Matriz.
Deu catequese aqui até casar com José Machado Oliveira, sobrinho do Monsenhor Daniel Machado, morador, na altura, na Rua das Rosas, bancário de profissão no Banco Pinto Magalhães.
A Delfina era filha do Prof. Alberto António Gomes, professor de música no Liceu, na Escola do Magistério Primário e Particular de violino, piano, organista na Matriz, hoje, Sé Catedral. O seu pai era compositor de música sacra, sinfónica e música popular. Fez as marchas do Bairro Jardim e foi autor do hino do Liceu Nacional de Viana do Castelo e do Magistério Primário, entre muitas outras criatividades...
A primeira missa escrita em português em honra de Nª Sr.ª da Conceição foi da sua autoria.
Tinha um amor muito grande ao Sagrado Coração de Jesus.
Viviam aqui, mas esta família era oriunda da Póvoa de Varzim. A Delfina é irmã de Maria Zulima e Maria Alberta, todas sabem música e tocam piano ou órgão. A Delfina compõe, não com a categoria do pai, mas tem muita facilidade e intuição.
A Delfina tem 3 filhos. Duas filhas casadas e com geração e um filho, ainda solteiro, e a fazer a especialidade em Medicina. Já é avó de 3 netas.
Tem dado de si, no movimento Assistência Católica Internacional ao Serviço de Juventude Feminina (ACISJF), como o seu marido que é o Presidente da Caritas Diocesana e secretário da mesa da Santa Casa da Misericórdia, apesar de terem as netas em casa para educar porque estão o menos tempo possível, tanto na creche como na escola. “Casa de Família, escola de Filhos”. Esta é a melhor escola.
A Delfina é organista no Coro das Ursulinas enquanto a irmã Zulima dirige.

Sem comentários: