AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Tio Avô, Padre Jesuita-2007

Tive um tio avô Padre Jesuíta que era o P. Manuel Fernandes Ferreira. Foi missionário do Extremo Oriente Português e era irmão do Dr. Joaquim Fernandes Ferreira, professor de latim, francês, português e inglês, vivendo e sendo proprietário da Casa Melo Alvim e do Dr. António Fernandes Ferreira, médico, também a viver nesta cidade, à rua Manuel Espregueira onde hoje é a sede do PC.
O meu tio avô era ainda, irmão de Francisco, lavrador, de Maria, de Maria do Carmo, de Maria da Conceição e Maria Rosa, domésticas. Era natural de Vila Fria.
A Maria Rosa era casada com António Rodrigues de Araújo Amorim.Foram os padrinhos de casamento de meus pais.





A 17 de Outubro de 1948 escreveu uma carta aos sobrinhos que só foi publicada em 1949 ao fazer 86 anos de idade e 60 de vida religiosa, composta de conselhos espirituais, recomendando a leitura espiritual, a oração, a educação, a busca da vontade de Deus e assim se compreende que haja igualdade na desigualdade, viver na cidade ou no campo é uma questão de amor, de vocação. Para ter tudo em ordem há um remédio que nos aponta S. Vicente de Paulo, dizia ele:
“Quem são os Vicentinos? Assim se chamam os sócios ou confrades duma Conferência de S. Vicente de Paulo. Estes são os melhores distribuidores de esmolas. Cada sócio encarrega-se de visitar periodicamente e levar esmolas aos pobres da sua área. Pois, para que todos sejam socorridos e o sejam na proporção das suas necessidades, cada sócio vai pessoalmente visitar os seus pobres, ver as suas misérias, consolá-los e socorrê-los, tanto no físico como no moral.
Conclusão – Informai-vos (em qualquer Sacristia vo-lo dirão) se há na vossa freguesia Conferência de S.V.P. Em Portugal e no Brasil há muitíssimas; perguntai pelo seu Presidente ou por qualquer confrade, e por mão deles distribuireis acertadamente as vossas esmolas.
Melhor ainda: Indagai os deveres desses sócios, e fazei-vos vós mesmos sócios activos (os visitadores ou distribuidores) ou sócios benfeitores (os que dão alguma esmola ocasional) ou ao menos assinai-vos sócios subscritores (os que dão esmola mensal).”
Bom, o importante era estudar, aprender, meditar, rezar, ser solidário e trabalhar muito com dignidade, personalidade e sem vacilações.
Isto tirei da carta que ofereceu ao meu pai Augusto Fornelos, seu sobrinho, filho de Maria da Conceição, carta nº22, impressa na tipografia José de Sousa, em Viana do Castelo, em 1949.
Eu procuro fazer algo pela sociedade dentro destes valores humanos em todos os aspectos. Nesta altutra para corresponder a um apelo da comunidade onde estou inserida, fiz um curso de Iniciação de Catequista. Para dar a catequese faço uma hora de preparação da sessão de catequese, vivendo-a depois com as crianças. É mais um compromisso de entre outros,mas não chegará para aquilo que o tio avô pediu aos sobrinhos, mas tento fazer o melhor que posso e sei. Filomena Fornelos

Sem comentários: