AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sou Padre...não sou monge CORRIGIDO

Sou Padre...não sou Monge !...


Continuo com a tentação de dizer mais sobre o facto de ser padre.

Este ano sacerdotal deve ser um ano de reflexão e testemunho, de aprofundamento espiritual e de acção. Estamos em ano de mudança que exige estudo, reflexão, análise, actualização tanto na dimensão humana, espiritual, pastoral e intelectual para que seja uma eficaz mudança...

Cada dia que passa há sempre uma mudança e essa tem de ser sempre pela positiva. Eu gostaria de ser aquilo que nem sempre sou: um padre do povo de Deus e para o povo, não para me servir dele, mas para o servir; um padre próximo que está com o povo na igreja e na rua, na festa, e nos sofrimentos, na vida e na morte; a minha proximidade devia arrastar a muitos para Cristo, para o Deus que me deu este dom de ser enviado como Cristo para servir e dar a vida; um padre com amor a transbordar olhando para o Espírito e semear sem procurar ser recompensado com a colheita... se ela vier sou obrigado a colher mas só Deus é que é o grande Senhor, um padre que reza não para pedir coisas, mas só coragem e valentia ia para aceitar as agruras da vida, sejam elas espirituais, morais ou materiais. Sou padre, mas este dom não o mereço, foi Deus que mo deu. A Ele o devo, não é mérito próprio; sou padre porque a minha felicidade está em perdoar, em esquecer, em ver os outros como obra de Deus e não dos Homens; sou padre porque creio num Deus absoluto, transcendente, acima de mim a quem por amor, reconheço que sou uma parte inferior (criada) e a Ele lhe devo obediência. Sou padre como todos os baptizados em Cristo que participam da natureza divina de Jesus Cristo como sacerdote, profeta e rei e, entre eles, me senti chamado a dizer sim à comunhão com o Bispo, o presbitério e com os fiéis.

Por isso, gostava de ser mais padre da rua, onde a missão é esperada porque, na Igreja, essa, a destinamos ao culto pela Comunidade à qual o Bispo ou o padre preside. Não só, no Templo, deve o padre ficar a rezar, à espera dos penitentes e das suas esmolas, ou a colher os frutos da colheita que alguma vez se fez.

Há uma diferença muito grande entre o padre e o Monge. Em primeiro o padre ( diocesano ) faz voto de obediência ao Bispo e castidade, não está sujeito a viver em Comunidade e, não fazendo voto de pobreza , nem por isso, está desobrigado, de ser sóbrio, desapegado das coisas deste mundo e dar testemunho de comunhão no meio do mundo com a Igreja feita de hierarquia e fiéis. Em segundo lugar nem todos os monges são padres. Há os irmãos, simplesmente, e os que recebem do bispo o sacramento da ordem que são padres como eu. Portanto, nem todos os monges são padres, mas todos os monges fazem os 3 votos: Obediência, Castidade e Pobreza. Os monges podem ser de clausura, vivem em Comunidade, apenas voltados para a oração, para a contemplação e obediência ao cumprimento das regras da Ordem ou Congregação, ser sinal e testemunho de vida comunitária e desapego às coisas terrenas como pobres…

Sem comentários: