AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Correia Gomes de Castro


Chama-se de baptismo António Correia Gomes de Castro, nascido e feito cristão em 1940.


Depois da escola primária na sua terra veio a frequentar à noite a Escola Comercial e Industrial em Viana do Castelo. Foi a melhor educação que seus pais, Manuel Correia de Castro da família, dos Rios de Lanheses e de Júlia Gomes Matos, de Vitorino das Donas. O seu pai trabalhava no Ministério da Agricultura e Pescas (Economia antigamente). Acompanhava no gado bovino, caprino, suíno e no fabrico dos lacticínios com o Dr. Lisboa e o Dr. Teodósio Antunes, todos amigos do meu avô António Vaz Coutinho.

O António Castro seguiu as pisadas do pai, trabalhou no mesmo ramo, dedicando-se à inseminação artificial do gado, passando à inspecção, na recolha de leites, verificação de contraste lacto-manteigueira e postos.

Em 11 de Agosto de mil novecentos e setenta e cinco, às 18 horas, em serviço de inseminação teve um acidente de viação que o limitou e o incapacitou e nunca foi compensado por isso, pelo Estado.

Reformou com problemas de saúde depois de ter trabalhado 39 anos, 11 meses e 29 dias.

Casou em 14 de Dezembro de 1969 na Igreja da Paróquia de N.ª Sr.ª de Fátima com Rosa do Nascimento da Costa Borges, filha do polícia Borges que nesta P.N. já abordámos. Foram casados pelo primeiro Pároco, Pe. António da Costa Neiva. A esposa deu-lhes a filha Sílvia, hoje, casada com Duarte Peixoto. O António e esposa são avós de uma neta e outro para chegar, pelo que parece… A filha trabalha no Banco Montepio Geral.

A esposa está também reformada e desde 1979 é da Legião de Maria, do Praesidium de N.ª Sr.ª das Necessidades, ao qual também ele pertenceu. O António foi um dos primeiros Ostiários enquanto a deficiência provocada pelo acidente o permitiu. Agora encontra-se mais retido. Foi sujeito a uma cirurgia outro dia e vai fazer outra brevemente.

O António tem na Paróquia uma irmã, a Leocádia Sobreiro, casada aqui na Paróquia e mãe do Armando Sobreiro, membro da Comissão Fabriqueira, de José Carlos, Fernanda e Eulália, todos casados e com filhos.

A.Viana

Sem comentários: