AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Oração do Ostiário - Paróquia de Nª Sª de Fátima

Senhor, bem sabeis que, ao assumirmos o nosso trabalho de estar contigo e abrirmos as portas do templo a todos os que te procuram de coração aberto, somos frágeis e nem sempre fomos fiéis ao que prometemos ou tão perfeitos como devíamos ao acolhermos quem aqui chega seja para orar, seja para observar a arte desta Igreja.




Cria em nós um coração acolhedor, não só da tua palavra, mas também de quem aqui chega seja por que motivo que for sempre nos unamos às suas orações ou pela oração, aos seus estudos ou ao sua arte, visita ou estudo.




OREMOS AO SENHOR,


Padroeira dos  Ostiários

Santa Clara


(II de Agosto)


Santa Clara de Assis, nascida como Chiara d’Offreducci, em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1194, e falecida no mesmo local, no dia 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana. Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.


Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de seguir o seu exemplo. Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso, foi ao encontro de Francisco de Assis, na Porciúncula, onde viria a fundar o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por “Damas Pobres” ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza. O seu primeiro milagre foi em vida, demons-trando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação tinha saldo para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Ciara que lhe disse: “Confia em Deus!”.pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo se tinha multiplicado.


Noutra ocasião, aquando da invasão de Assis pelos sarracenos, Clara pegou no cálice com as hóstias consagradas e enfrentou o chefe mouro, dizendo que Jesus Cristo era mais forte do que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. É com base neste milagre que Santa Clara é representada segurando um cálice na mão. Por ter assistido à Celebração da Eucaristia sem precisar sair do leito, um ano antes de sua morte, em 1253, Santa Clara é hoje aclamada como protectora da televisão.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Sem comentários: