AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 8 de outubro de 2016

Dar Alma à Vida C

Dar Alma à Vida  C


Dar Alma à Vida é contrariar o que as culturas das diferentes épocas foram limitando a consciência do património ético e espiritual.
Dar Alma à Vida é pôr as religiões em diálogo para que, com o regresso às fontes, possam melhor responder aos problemas de hoje.
Dar Alma à Vida é evitar que diferentes saberes da ciência absolutizem, fechando-se sobre si mesmas na linguagem, criando guetos que limitam o respeito e a fraternidade entre os homens.
Dar Alma à Vida é pôr os diferentes sectores do conhecimento científico a dialogarem para que se possa criar uma teia na construção adequada e enfrentar os problemas da crise ambiental onde todos possam pensar no bem de todos, pelo caminho do diálogo “paciente, ascético e generoso” tendo em conta sempre, como o Papa Francisco sita, “A realidade é superior à ideia”.




Dar Alma à Vida é fazer descer o consumismo compulsivo, obsessivo próprio do técnico-económico porque actualmente vive-se um sentido de precariedade e insegurança que favorece formas de egoísmo colectivo.
Dar Alma à Vida é gerar um novo estilo de vida à volta do poder económico, político e social onde o homem se integra.
Dar Alma à Vida é deixar para traz uma etapa das autodestruições e gerar uma consciência universal que torne possível descobrir, regressar às fontes, despertar nos homens uma nova reverência em relação à vida nas ocasiões decisórias sobre a sustentabilidade da humanidade e do conhecimento.





Dar Alma à Vida é ver no Evangelho o modo de pensar, sentir e viver, descobrindo que motivações que derivam da espiritualidade podem alimentar a grande paixão no cuidado pelo outro, e pela ecologia em geral de que Francisco de Assis deu exemplo com alegria, paz e amor.

Sem comentários: