AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 21 de março de 2018

Cogitações duma alma



Cogitações duma alma

É impossível que um homem contemplando a terra e o Céu seja um ateu e negar a existência de Deus.
Não vemos a Deus, mas é fácil reconhecê-lo por meio das suas obras, já dizia Cícero. Quando S. Paulo diz: “morro em cada dia” apenas queria dizer que é verdade que todos morremos e nascemos todos os dias e é, na descoberta de Deus, que se compreende o que Stº Agostinho disse: “minha alma arde” porque quero aprender. Olhamos em redor e tudo se condensa num único grito para afirmar que Deus existe.





Então há uma religião, há várias religiões(!) e o que tenho de experiência é que quem só estudou filosofia pela rama é capaz de se inclinar para o ateísmo, mas quem vai ao profundo da filosofia, então o homem é conduzido à religião “aquele que estiver sem pecado que atire a primeira pedra”(…) de S João.
Só existe uma religião, mas há muitas versões, e aí está o respeito por cada uma, porque por detrás está o mesmo Deus, Criador. Foi assim que o ladrão, no mesmo dia, subiu com Jesus Cristo ao Paraíso porque Deus criador é amor e tudo que nasceu de um amor-perfeito gera família que é a maior beleza que podemos ter à face da terra. Por isso Deus quer que: “honraremos o pai e a mãe e amarmos o próximo como a nós mesmos”.

S. Mateus ensina-nos que a nossa oração deve ser tão humilde, tão confiante e perseverante que nos conduz ao recanto do nosso quarto, ao isolamento, a subir a montanha e a sair do rebulício do mundo. Não é a falar de Deus ou rezar em público que vamos fazer dos não crentes, crentes.
Eles se farão crentes pelas obras que verão em nós. A concentração profunda leva-nos à abstração de tudo o que nos envolve, não nos cansa e faz com que o amor cresça, harmoniza-nos com o divino e leva-nos a participar nesse poder, isto é, no domínio do pensamento em Deus.

Fomos feitos para pensar com dignidade, mérito e dever. Assim nos fazemos grandes e encontramos a grandeza e nobreza da nossa alma.
Imaginar é mais importante que conhecer porque ao imaginar podemos ser criativos e também chegarmos ao conhecimento  que nos leva a descobrir por nós o Deus que nos criou.

Segundo um autor brasileiro “não há riqueza igual à saúde do corpo, nem prazeres que se comparem com as alegrias da alma”. O segredo da saúde do corpo está na sobriedade;  assim como, os dons em atos, são remédios da alma e do corpo. As duas coisas estão ligadas como o corpo que conduzimos segundo os dons da alma.

“Amai-vos uns aos outros” Há diferença entre Amor e amizade, embora imanentes.
O amor reina, é mais elevado, como a arte é mais elevada, é devoção. A amizade é a virtude de quebrar a solidão, de dar a mão e diz o povo “ que quem tem amigos, não morre na cadeia”. O Amor é a teia com que se urde a vida, portanto há que Amar e não perder tempo pois onde está o Amor está a Amizade por isso irmanam. Há que tratar os amigos como querem que eles nos tratam.

O Pe. António Vieira disse “é bom ser importante, porém, é muito mais importante ser bom”, ou, como Stº Agostinho, dizia “aquele que tem caridade no coração, têm sempre qualquer coisa para dar”. Assim o matemático Pitágoras também nos “Versos de Ouro” apela: cada dia antes de dormir, “Faz o teu exame de consciência” em pormenor na corrida das horas do dia e, no fim, pergunta: que fiz? E a propósito da humildade e bondade acrescenta: “ cala-te ou diz coisas que valham mais que o silêncio” O que fiz verdadeiramente, fez alguém feliz?
É que o silêncio depois da palavra é o segundo poder do mundo. Às vezes falar demais, afastámo-nos e afastamos Deus, enquanto o nosso calor silencioso, mas dinâmico clama a aproximação de Deus. “Só quem se integra em Deus sabe o que é Deus, dizia o “Gandhi.

A grande razão e sabedoria do homem estão bem expressas nas palavras de Jesus Cristo: “Se o grão de trigo, cai à terra e não morrer, fica ele só, mas se morrer, dá muito fruto”; por isso, o sábio vive em permanente alegria porque sabe que veio ao mundo para irmãmente, com todos os seus semelhantes, construir mais sabedoria e descobrir a racionalidade do que vive, isto é o que lhe dá alegria, felicidade, otimismo e que tudo depende de cada um. A nossa grande virtude está na alegria que ilumina e se torna parte integrante do nosso caminhar. Esta alegria vem do Alto que sabe tolerar e abandonar o fanatismo porque o mundo é um só, como Deus um só e, sem nos envolvermos em doutrinas estranhas, apenas nos resta um coração cheio de graça que sabe discernir e conviver em harmonia.
Cumprir o seu dever é o único direito que lhe cabe e, da experiência, vejo que alguns dos que mais lutam pelos seus direitos, são os que menos cumprem os seus deveres. As obras boas de cada um de nós são as que podem falar por si e converter alguém ao cumprimento do dever.

A nossa confiança nos outros deve revelar que desejaríamos que eles tivessem a mesma relação connosco.
Cantar é sinal de alegria. S. Paulo recomenda aos Efésios ficai cheios do Espírito Santo, falando de vós mesmos em hinos e cânticos, cantando e louvando o Senhor. A arte pode parecer uma mentira, mas sempre revela uma verdade. Pintar a morte parece dramático, mas afinal revela uma dor de menores males, para alguns artistas é considerada como um dos maiores bens, pois sendo este modo terreno uma prisão, onde o espírito está aprisionado ao corpo físico, não há prisioneiro que não deseje a sua libertação.
Para melhor entendimento peguemos na Bíblia e abrir no livro Eclesiastes, ele dá-nos outro sentido. Cícero dizia que somos hóspedes neste mundo e quando morremos não saímos da nossa casa, mas da hospedaria.
A morte é a verdadeira e grande chave da nossa felicidade. Somos um incessante nascer e morrer em cada dia, hora e momento. S. Escrivã de Balaguer como S. Francisco de Assis chamam-lhe a irmã morte. Seja portanto, bem vinda quando Deus quiser.
Não tenhas medo que o pai Amor, não castiga, é tolerante e espera, não lhe fujas, aproxima-te e a felicidade estará contigo para sempre. AC

Sem comentários: