AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 26 de junho de 2018

Maria Filomena Gonçalves Leite

Maria Filomena Gonçalves Leite

Maria Filomena Gonçalves Leite nascida em Santa Leocádia a 10 de janeiro de 1939, faz parte do Centro de Dia. Fez a terceira classe na escola da terra natal. Era filha de João Leite Lima e de Rosa Gonçalves Lima. Tinha 8 irmãos, mas uma morreu ainda pequena, em 1950. Todos os irmãos casaram, mas dois já faleceram; só um irmão não teve filhos. Depois de sair da escola andou com o gado, e também à soga dos bois apostos ao carro. Como o pai era pedreiro, ia a pedreira buscar pedra para fazer muros e casas até aos 23 anos, quando se casou com o José Gonçalves Torres.
É mãe de três filhos: Amadeu, Assunção e Frenando, todos casados e com filhos. É avô de 7 netos e já tem 3 bisnetos, mas um deles faleceu num dos hospitais do Porto, onde nasceu e foi batizado.












Sempre trabalhou, depois de casada, na agricultura. Arriscava tudo como qualquer homem de trabalho.
Hoje passa o tempo no Centro de dia de Nossa Senhora de Fátima, participando nas atividades com os colaboradores, lendo jornal, a Bíblia e conversando com os colegas, mas como ouve um pouco mal, às vezes evita conversar. Gosta muito de sair nos passeios do centro, da convivência em geral dos colaboradores, assim como da alimentação que, nem sempre sai igual, como acontece nas nossas casas. Come dieta porque se encontra doente e já fez 10 cirurgias gerais.
No entanto, confessa que é feliz com os filhos e com os netos, de um modo particular com a filha que é com quem vive diariamente.


Sempre foi uma mulher feliz mesmo sem o marido há 17 anos. Os males de saúde vai-os vencendo um vez melhor, outra vez pior.

Sem comentários: