AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 8 de junho de 2019

Um pouco de mim por graça de Deus

Um pouco de mim

Em 1 de Outubro de 1972 entrei a paroquiar 4 fregusias na Serra de Arga, onde o pároco era conhecido pelo "patrarca da Serra de Arga". Comecei com obras na igreja de Arga de Baixo no mesmo ano, depois em Arga de S. João e ainda depois em Arga de Cima, quanto às igrejas paroquiais. Em 1973 funde4i dois Postos de Telescola, um em Dem e outro em Arga de Baixo. Entretanto, ou no fim das obras nas igrejas comecei por restaurar a capela da Senhora da Rocha, a Capela de Santo Antão e a Capela da Senhora das Neves. Frequentava aulas de história na Faculdade de Letras no Porto pela manhã e nunca faltei às aulas e missa diária na Paróquia e melhorei a igreja nova de Dem e colaborei com todas as juntas em obras públicas ,electricidade, estradas, caminhos, telefones, de um modo muito particular na venda do leite em cada freguesia das Argas, com postos do leite que de 15 em 15 dias os produtores recebiam bastante dinheiro porque o leite da Serra de Arga era o mais gordo que Agros recolhia. Em cada paróquia havia o Cons. Paroquial que reunia e a "Comissão Fabriqueira" que reunia todos os meses. De cada paróquia mandei para formação no centro Mater Eclesia, no Sameiro, Ministros da Comunhão que na impossibilidade de eu estar, eram quatro freguesias, eles faziam o Mês de Maria com o coral,celebração da palabra e comunhão....
Percorri a Serra toda a pé com a ajuda de paroquianos e descobri documentos pre-históricos. Recolhi também topónimos da Serra e cantigas populares que depois organizei em Viana e fiz duas publicações: Cancioneiro da Serra de Arga editado por três vezes e Musaicos da Serra de Arga tmbám reeditadio uma vez e tudo se encontra esgotado...
Dei aulas nos primeiros anos em Aerga de Baixo ainda com gerador e depois com electrecidade, vindo depois para a Escola de Dem. Ao fim de seis anos estava cansado de celebrar missas o que me levou a pedir para sair de lá porque a celebração da eucaristia não pode ser de modo algum de forma mecânica.
Queria ir para uma aldeia ou estudar Parasicologia no Instituto Lanino Americano destas ciências depois de ter estudado pessoalmente este assunto pelos livros do Jesuita Óscar Quevedo...Procurei, por isso, levar os paroquianos a distinguir a religião de uma surprestição e escrever incluindo sobre exorcismos feitos por um sacerdote e coisas de Bruxas que a chamei potr nome nos jornais, de tal modo que muitos paroquianos supresticiosos temeram pela minha vida...
As fotos a seguir encontrei-as em fotografia nos meus arquivos pessoais.











A minha vida sempre se pautou pelos princípios do evangelho como sacerdote seguindo orientações dos meus superiores e preza-me isso. Não o sinto como vanglória porque nada saíu de mim e se alguma felicidade sinto devo-a ao Deus de Misericórdia de quem procura continuar a dar testemunho daquele que me chamou e deu-me graças para ser pastor, olhar e aprximar-me das ovelhas e dar-lhes as mãos no seu todo...
Saí em 31 de Agosto e entrei na Paróquia de Nª Sª de Fátima em 2 de Setembro

Sem comentários: