AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 21 de setembro de 2026

RETALHOS DA VIDA DE UM PADRE

Prefácio Retalhos da vida de um Padre O autor não segue o novo acordo otográfico Desde que tenho Memória O meu nome é Artur, em homenagem ao nome do meu padrinho de Baptismo, tio por afinidade, pois era marido da irmã de minha mãe. Nasci em Mazarefes, concelho de Viana do Castelo, no dia 7 de Janeiro de 1947, uma terça-feira, pelas 17,30H, em dia de S. Raimundo de Penhafort, cujo corpo se encontra sepultado na Catedral de Barcelona. Sempre fui uma criança muito hiperactiva, segundo reza a história da família. Lembra-me de algumas birras passadas sobretudo com a Dolores ou com a Maria que eram as criadas da casa do meu avô. A Maria já lá estava quando eu nasci. Em 1994 fez cinquenta anos de casa, pelo que a família lhe promoveu uma festa para a qual ela convidou quem quis. Era para nós uma pessoa de família. Faleceu na minha casa, em Viana, em Maio de 1996. Poucos meses depois, em Outubro, faleceu também o meu pai. A Dolores, depois de dezoito anos em casa de meu avô, foi para a casa da minha tia Maria de Jesus, em Barroselas, única irmã de meu pai. Algumas dessas birras estavam relacionadas com a “Peregrinação a Santa Luzia”, com a passagem pela casa do tenente Teixeira, onde a minha avó passava geralmente um mês, em Agosto, para frequentar os banhos quentes da Praia Norte.Antes do baptizado da minha irmã disse que queria ser padre para a baptizar e no baptizado da minha irmã já não queria porque já havia um padre - o Padre José Ribeiro, o abade de Mazarefes, coisas da infância.Gostava muito da minha tia e madrinha, a tia Maria, esposa do Artur Matos. Também do meu tio Abel, marido da tia Maria, irmã única de meu pai, e padrinho do meu irmão. Gostava muito da minha tia Conceição, esposa do tio José, irmão da minha mãe, residentes em Vila Fria. Eram pais de 5 filhos, únicos primos, todos rapazes. De resto não havia mais família. Com os primos pouco convivia porque viviam em Vila Fria. O tio José ficou viúvo. Casou novamente e teve duas filhas, a Sandra que baptizei, como diácono, e a Renata. Com estas duas primas, os relacionamentos são ocasionais dadas as diferenças de idades entre nós. Como hiperactivo, recordo que quando eu era pequeno, já na escola, punha tudo em alvoroço. Sempre fui um líder de um “Bando” de rapazes e algumas raparigas da escola e fazia os projectos de descobertas, entrando à frente nas minas de água, sem medo da moura ou de algum bicho. Em Santo Amaro, onde os de Sabariz tinham medo de entrar, à procura da sala das feiticeiras, numa mina coberta de mato, com pinhas a arder nas pontas duns paus, como se fossem uns archotes. Entramos não havia nada a não ser uma sala com uma espécie de banco à volta podendo sentar-se. Acontece que uma das coisas a que me habituei mal desde criança, foi a comer muito depressa, menos as batatas porque não gostava delas e, por isso, até alguma porrada apanhei. Os colegas falam da minha capacidade de iniciativa e de solidariedade já no tempo da escola. Era muito criativo. Defendia-me. Não podia ver ninguém com fome, segundo me lembram de vez enquanto alguns amigos. Aos colegas mais pobres levava-os para casa e dava-lhes do que havia na ocasião, sobretudo do forno da broa. Alguns até gostavam de pão milho molhado em azeite. Do toucinho ao presunto da adega, da fruta em madureiro quer fosse das árvores do quintal ou dos campos dos vizinhos, conforme as necessidades, tudo era material para consumir e distribuir no recreio da Escola ou no fim das aulas. Também era amigo de festas e metia toda a rapaziada ao barulho ao ponto de um dia a GNR andar à minha procura, tendo os meus pais respondido...por mim, embora eu estivesse em casa. Os meus pais saíam para o trabalho com os jornaleiros e eu ficava em casa e cozinhava por minha iniciativa... e cozinhava bem!... Lavava a louça, esfregava o soalho todos os sábados para ter a casa limpa, tirando trabalho à minha mãe ou à criada que trabalhavam os campos, sobretudo em vésperas de festas. Caiava, limpava os vidros das janelas, passava a ferro, jardinava, ia com “as criadas” cortar erva, pendão ou o milho, apanhava feijão desde as 4 horas da manhã até as 10, quando começava o calor a apertar, ajudava a cavar os “cabedulhos”, etc...Cuidava dos meus irmãos e gostava de mostrar trabalho realizado aos meus pais. Pela manhã, de madrugada, já eles tinham saído para o campo, eu, com o carro das vacas, e com o meu irmão íamos carregar um carro de mato que tinha sido cortado no dia anterior. Era uma alegria às 8 horas da manhã, antes da escola, estar a chegar com um carro bem feito, para pegar na sacola e ir para a escola que ficava a cem metros da minha casa. Recordo que na noite de uma serenata quando o Américo Tomás veio inaugurar o Navio Funchal e o Palácio da Justiça, salvo erro em 1958. Os meus pais foram para a festa. Havia uma serenata. Entretanto, em casa desenhei e pintei a lápis de cor em papel grande de embrulho, talvez 100mm x 80mm, um par de dançarinos regionais que levei para a Escola para mostrar à professora e à rapaziada. Era pequenino e, enquanto dormia ou chorava, a família reunida rezava. Era o terço, como habitualmente, dirigido pelo avô materno ou pelo avô paterno, dependia da casa onde estivesse. Quando o avô não podia, era o pai, a mãe ou uma das empregadas, as “criadas de servir”, que tomavam a chefia de dirigir o terço pelas almas do purgatório e “pelas alminhas desta casa que Deus lá tem”. As três ave-marias finais eram dedicadas a S. Sebastião, para que acabasse com a guerra, a fome e a praga da peste. Assim fui crescendo, até rezar com entusiasmo junto do avós ou dos pais. Como se não bastasse, ouvia contar aos vizinhos, às vizinhas e às crianças da minha idade coisas da noite, desagradáveis para uma criança. Era o medo da noite que me levava à cama com: “Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e o Espírito Santo”. Cobrindo a cabeça, continuavam as ave-marias para que a noite fosse boa e não aparecessem ladrões, nem incêndios que nos levassem a casa e a vida. Quando atingi os oito ou nove anos, comecei a descobrir, por mim, que o medo deixou de ser medo. Só existe medo na cabeça das pessoas. À exceção da fé, a gente pode ter medo de um malfeitor que nos possa fazer mal… Mas é sempre um problema de vivos e não de mortos, nem de lobisomens, nem de almas penadas ou de procissões de defuntos. Não é da noite, também pode ser de dia. A minha oração continuava sempre para além do terço, na cama. Não sei se rezava muito ou pouco, sei que acordava de manhã e continuava: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém". Sempre me perseguia uma vontade de saltar fora da cama e estar sempre distraído com os trabalhos da escola, com atividades de desenho, pintura e outras coisas da lavoura. Era filho de pais agricultores, com muito trabalho, criadas e jornaleiros. Um dia, já tinha 10 anos, resolvi preparar o "arroz de padre-nossos" e o caldo para a mãe. Queria que, quando ela chegasse a casa, ficasse contente por ter o almoço feito para toda a gente que vinha do campo. O arroz de padre-nossos era um arroz solto com pedaços de carne por causa dos trabalhadores. A avó materna já não estava em condições de cozinhar, devido à idade e à demência. Assim, cozinhei muitas vezes nas férias. O caldo que preparei para esse primeiro almoço foi ao jeito do que a minha avó fazia há alguns anos e a minha mãe repetia… Um segredo desse caldo era cozer um pedacito de toucinho e, antes de acabar, retirá-lo para, numa tigela, o amassar com o exterior da concha da colher. O ouro era comido e o resto era lançado no caldo para mais umas fervuras… a casa. As jornaleiras diziam mesmo que só pelo caldo já valia a pena trabalhar para a casa da tia “Antónia Catrina”, assim era conhecida a minha avó materna, cujo nome de batismo era Antónia Rodrigues Araújo, irmã de Manuel Araújo, do Cruzeiro, e de José Araújo, da Regadia. Deste modo, fui sempre um aficionado pelos sabores da cozinha, e não foi por acaso que, nos acampamentos no pinhal do Moledo, fui o cozinheiro. Um dia, em Moledo, aconteceu que deixei esturrar a comida, isto é, deixei entrar o “bispo”, como se dizia, no tacho. O que irão dizer os colegas quando chegarem da praia? Isto tem de desaparecer, há que acabar com o esturro, não quero ficar mal. Ora essa!... Tal coisa nunca aconteceu. Fui deitando uma colher de margarina, seguida de muitas outras, até chegar a um paladar agradável. Ia melhorando com a colher, mexendo por cima, em lume brando. Nada de chegar ao fundo. Os colegas chegaram. Comeram, gostaram e verificaram que tinha outro paladar. Só no fim, quando os encarregados de lavarem os tachos pegaram neles, é que descobriram que o arroz estava esturrado. Gostava de fazer e descobrir novos sabores. Por isso utilizei o alecrim, a salsa, a hortelã, as urtigas, o unto, o toucinho, a chouriça ou o chouriço, a carne, os ossos de porco ou de vaca, as folhas de loureiro, a salsa, a hortelã, o pau tenro de figueira, o limão ou um pau de chocolate e outras coisa que já nem lembro, faziam a diferença. Sempre de tudo um pouco, menos ou mais conforme a quantidade, faz a diferença. Pelo menos é desenjoativo e não se come sempre o mesmo, com o mesmo paladar. Tudo isto, e mais que se esquece, porque tinha vontade de fazer felizes os que me acompanhavam, na família ou fora dela. Ficava feliz quando os outros ficavam contentes. Por isso me habituei a estar bem com quem está bem e a estar mal com quem está mal. O “rezar” ficou para trás? Não, simplesmente passou a ser ignorado no que escrevia sobre a minha atividade na cozinha. Rezava todos os dias, várias vezes. Gostava de ir à missa, ainda em latim, e de ser activo também nestas questões de prática e de festas religiosas. Ajudava à missa: “Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc, et in hora mortis nostrae. Amen”. tempo em que vivia a esperança de ir para o Seminário, pois queria ser padre, ainda que tenha referido os cozinhados já no tempo da teologia, que viriam após cerca de 10 anos. 1988. Aqui reportei-me ao tempo em que vivia a esperança de ir para o Seminário, pois queria ser padre, ainda que tenha referido os cozinhados já no tempo da teologia, que viriam após cerca de 10 anos. 1988. Com a Virgem Maria faço Caminho… Nutro ainda o sentimento de procurar o oratório da casa de meus pais para rezar e acender lamparinas, como se estivesse numa igreja e visse ali um sacrário doméstico. À noite, no fim da ceia, havia a oração do terço, ora orientado pelo avô materno, José, ou pelo meu pai e, quando estava com os avós paternos, pelo avô António. No entanto, todos os domingos, quando ia à missa em latim, ficava à beira do meu pai e junto do altar de Nossa Senhora de Fátima, ladeada pelo Beato Nuno de Santa Maria e por Santo António. Não sei se pela proximidade, mas olhava para Nossa Senhora de Fátima como Mãe de Deus; ela dizia-me muito de mãos erguidas, e assim me ensinaram a rezar também. O oratório da minha casa e, na igreja, a imagem de Nossa Senhora de Fátima — que é a mesma Senhora. do Carmo, ou do Carmelo, cuja festa celebramos aqui na Igreja do Carmo, na paróquia — eram os dois lugares mais sagrados para mim. Conforme fui crescendo e ao fazer a Primeira Comunhão, é que senti o valor do altar e do sacrário. Era Jesus Sacramentado que descia ao meu coração e me tornava mais perto de Deus. Sempre fui assim e continuei no seminário, com a fé a desenvolver-se e a interiorizar o mistério de Deus, mas Maria, Mãe de Jesus, continuava a ser uma referência muito grande na minha vida. Depois de Cristo, era ela quem ocupava um lugar privilegiado no meu coração. Não me seduzem devoções passageiras; mas a Palavra de Deus, a Eucaristia, o terço e as orações da Igreja faziam uma oração em tudo. A alma duma mãe que se entrega — «Faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lucas1, 38) — começou a entranhar na minha vida uma relação, mais ou menos implícita e explícita, por amor. Quando tinha 6 anos, estive sentado na cama da Alexandrina e recordo-me das palavras com que se dirigiu à minha mãe. Mandou-nos rezar e disse que ela ia rezar também. Naquela noite, também eu rezei, para além do terço, muitas Avé-marias na cama até adormecer, porque a minha irmã não estava bem; no dia seguinte, a minha irmã estava boa. Foi uma alegria contagiante na família e vizinhança. Assim fui andando até entrar no seminário. Em Filosofia colegas convidaram-me para fazer parte da Legião de Maria. É um movimento mariano da Senhora Medianeira de todas as Graças, fundado em Dublin, a 7 de setembro de 1921, por Frank Duff. Aí senti um chamamento especial pela Mãe, procurei que ela fizesse parte do meu caminhar e senti-me ser como Maria: estar ao serviço dos outros. Então, fora do tempo de aulas, "fugia" do Seminário para ir para os acampamentos dos ciganos, onde vim a fundar uma catequese na Capela de S. João da Ponte, em Braga. Ia também para o Hospital de S. Marcos acompanhar doentes e confortá-los, e para a Cadeia visitar os presos. Estava com eles nas celas, procurando sempre promover e exaltar quem estava humilhado. A minha vida de estudo no Seminário fazia-se de noite, "escondido" no meu quarto, sob um raio de luz sobre os livros do candeeiro da secretária. Suponho que os presos nunca tiveram tantas festas na cadeia e bailes como no meu tempo, nem os ciganos tiveram até hoje, que eu saiba, outra peregrinação ao Sameiro, juntando os três acampamentos de Braga (Picoto, S. João e outro mais para poente cujo nome não me recordo, mas parece-me que ficava na ribeira do Este, abaixo do Instituto Monsenhor Airosa), tendo ainda eles desafiados a comparecerem os de Famalicão e os da Póvoa. Foi um dia excecional, em que tive de procurar transporte público da Câmara para os levar até à Falperra, porque ir de S. João da Ponte, a pé, até ao Sameiro era muito... Tudo isto me arrancou um "Sim" ao sacerdócio e já lá vão mais de 52 anos que Maria me conforta. Cada família com os seus farnéis e eu com eles a comer do que levavam para, no fim, mesmo em recinto considerado sagrado ao ar livre. Recinto vigiado pela GNR, viraram a dançar. Quando a autoridade apareceu, fui eu que disse: «Deixem dançar, são ciganos. Vieram em peregrinação. É uma festa para eles». Nesta altura, continuaram a dançar e até andaram comigo no ar. Estou a falar um pouco de mim, mas também de Maria, a Mãe de Jesus, que na Palavra fala de si mesma, mas sempre com referência ao Filho e a Deus: «Fazei tudo o que Ele vos disser» (João, 2, 5). Jesus também respondeu: «Aqueles que fazem a Vontade de Meu Pai, esses são meu pai, minha mãe, minhas irmãs e meus irmãos!» (Mateus, 12, 50). Per Mariam ad Iesum (Por Maria a Jesus) era o lema de D. Francisco Maria da Silva, arcebispo de Braga a quem devo a minha ordenação sacerdotal a 9 de julho, após um ano de estágio em Balazar, na terra da Alexandrina, e na Casa dos Rapazes, em Viana. Com Maria na minha vida, quero continuar a caminhar, enquanto puder, com Ela para chegar a bom porto. Ano 1978 Como foi parar ao Seminário? O meu pai queria que eu fosse estudar. Eu queria ser padre, mas para acautelar, o meu pai quis que eu fizesse exame na Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, (Escola Técnica) no Jardim D. Fernando, hoje, sede do IPVC, não fosse eu reprovar no Seminário!... Ora o exame de admissão, aqui em Viana, foi um êxito. Faltava ir fazer exame de admissão ao Seminário e aconteceu deste modo. Eu fui num domingo ou segunda-feira para o Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, e só na sexta-feira ou sábado regressei a casa. Isto foi muito grave para mim. Embora eu vencesse, custou-me “os olhos da cara” porque tantos dias sem ver os pais, os avós, os irmãos, os colegas e os amigos! Parecia que não era daqui deste mundo e que me faltava a terra que os meus nos tempos livres ia chorar e, por vergonha, refugiava-me numa casa de banho. Queria a família, queria os meus trabalhos e as minhas brincadeiras do costume, como criança. Aconteceu que, quando regressei do exame, disse aos meus pais, para para mim era ponto assente, “Seminário, nunca mais. Já chegou!...” Um dia recebi uma carta entregue pelo carteiro. Com curiosidade abri-a e não a passei aos meus pais… Era uma carta do Seminário de Nª. Sra. da Conceição, de Braga. A carta dizia que tinha sido aprovado e que tinha de dar entrada em 2 de Outubro de 1959 e que era preciso preparar um enxoval todo numerado com nº 92: tantos lençóis, tantos travesseiros, tantas camisolas, etc. etc. Já não pensava ir para lá. Por isso, guardei a carta. O que disse, estava dito. Esperei que os pais tivessem levado a sério. Faltavam cerca de oito dias. Era um domingo. Como era costume ao Domingo, fui ajudar na reza do terço pelas 15h na Igreja de S. Nicolau de Mazarefes. No fim, o Abade, o Pe. José de Jesus Soares Ribeiro, perguntou-me se o enxoval já estava preparado. Eu disse que não e que não ia para Braga. De imediato, com uma voz determinada e forte como ralhete de quem mandava: - Para o Seminário vais e vais mesmo. Vou falar com os teus pais. Este meio de proceder lembra passagens bíblicas onde o chamamento é frequentemente desconcertante para o ser humano. Ao chegar a casa entreguei a carta à minha mãe e, com ela, estava a minha madrinha e o meu tio José, irmãos da minha mãe em visita à avó, como habitual todos os domingos. O Abade veio falar e, naquela semana, quase pararam os trabalhos da lavoura. A mãe, a madrinha, as criadas e as vizinhas ajudaram, depois dos meus pais comprarem o que fazia falta. Faziam serão a bordar o número “92” em todas as peças de roupa… Entretanto arrumavam as peças passadas a ferro num grande baú (mala do enxoval como se mudasse de freguesia). Afinal sempre vou!... Tanto me custou que nos dois primeiros anos a vida não foi fácil. Decreto do Concílio Vaticano II (Optatam Totius): sobre a formação sacerdotal estabelece que “a seleção e o discernimento devem ser rigorosos, mas aponta que a vocação é um desígnio onde os diretores espirituais e párocos têm o papel de orientar e confirmar o chamado de Deus”. Fisicamente, estava lá, mas a minha mente e o meu coração estavam na minha terra, na família e na minha cidade que era Viana. Passei dois anos de saudade e a viver da saudade… Braga não me dizia nada. Distraíam-me, no entanto, os passeios das quintas-feiras e dos domingos de tarde. À quinta-feira não havia aulas. Estudava-se, rezava-se, passeávamos sempre juntos e com os padres “prefeitos” a acompanhar para ver se não perdiam alguma “ovelha”. Assim era semana após semana e vir a casa, ainda que fosse para visitar algum familiar ou vir num falecimento, isso era proibitivo. A minha bisavó faleceu. Era a mãe da minha avó paterna, mas não pude sair do Seminário. As saudades eram tantas. Tudo lembrava. Assim os estudos não podiam render. Isto até ao 3º ano, hoje 7º ano. Nesse ano, no Seminário era ano de exame. Dois anos passados, lá me fui habituando a escrever uns postais, umas cartas para toda a família, iam-me fazendo secar as lágrimas. Foi, portanto, no terceiro ano que comecei a concentrar-me mais e a agarrar o estudo para depois, no exame, arrancar uma média, das 10 ou 12 disciplinas, arrancar 13 valores… Tinha chegado uma vida nova e a encarar, com outro entusiasmo, a minha vida no Seminário. Vieram as férias grandes e, nelas, como o costume, em todas as férias de Natal e Páscoa, era um tempo de voar com os meus trabalhos, com meus amigos, visitar os amigos e continuar a organizar festas com os outros. Um jovem desse tempo disse-me um dia “ó Artur, tu com um pacote de bolachas fazias uma festa e reunias à tua volta muitos jovens na Veiga de S. Simão, onde íamos fazer praia ou jogar à bola. Lembras-te?” Ano 2001 No 7º ano tudo mudou O meu coração apertadinho dos primeiros anos já se tinha ido!... Estudava bem e tirava notas razoáveis, embora o meu coração estivesse em Viana. Por esse motivo, em dezembro, para prevenir a chegada das férias de natal contactei a Empresa Magalhães para arranjar uma camioneta para que, no dia da saída para férias, os de Viana pudessem, ao toque da campainha e à abertura das portas do Seminário, entrarem nela e, mais depressa, chegarem a casa. Não considerei isso acto heróico, mas alguns assim entenderam. Tinha-me parecido que sair de mala de viagem à procura de transporte de camioneta ou de comboio, o mais prático era ter à porta a camioneta e seguir viagem para Viana. Foi, por isso, que contratei o autocarro que à hora prevista estava à nossa espera. Todos, numa enchemos a camioneta. E, Viana, era o nosso destino. Pelo caminho foi uma festa. Ao passar nas terras, alguns iam ficando e, em Viana, os outros colegas que as famílias de Perre e de freguesias vizinhas esperavam. Este evento fez que os vianenses de filosofia e teologia, os da Colónia de Viana, apreciassem porque até ali ninguém se tinha lembrado de uma coisa destas. Alguns vianenses recordam esta iniciativa com admiração! O 4º ano, hoje o 8º ano, foi feito com facilidade. Pensava-se nas férias. Projectavam-se actividades para realizar nelas, e na “Colónia Vianense” (“associação” formada pelos estudantes de Viana, no Seminário). Eu próprio com os seminaristas da minha terra o José Maria Cunha, o José Augusto Barbosa e o Mário Gonçalves organizamos para os vianenses algumas festas em Mazarefes. O senhor Padre Vilar, hoje, pároco da Meadela, chegou a ir ajudar assar as castanhas, em Mazarefes, para os seminaristas de Viana.. Era uma alegria!... Depois das férias do Verão e da praia que fazíamos no Rio Lima, dos jogos e concursos que realizávamos em S. Simão, voltávamos ao Seminário. No 5º ano assim foi... Batina, cabeção e a murça…E os sapatos de fivela. Foi cedo de mais, mas não fez mal nenhum. Aí deixamos de dormir em camaratas e cada um tinha o seu quarto. A melhor nota que tive foi a Inglês e também no 5º ano foi o ano em que melhor nota obtive em música desde o 1º ano. O Pe. Manuel Faria, sem desprimor para seus antecessores professores de música, foi aquele que, agarrado a um piano, me fez entender e a distinguir o tempo e os meios tempos das notas, os sustenidos e os bemóis, aí comecei a cantar todas as escalas em tom menor ou maior. Mais um ano bem passado e bem aproveitado. Cada vez me sentia mais eu e lá fui parar ao Curso de Filosofia. Entrei na actividade extracurricular que foi a aula de pintura a aguarela, ou a óleo, com o Mestre Luís Campos e em 1967 expus os meus primeiros quadros, de que ainda conservo três ou quatro, no Edifício do Turismo de Braga. Entrei, noutra actividade extracurricular, na Legião de Maria que abracei toda a vida até ao fim da Teologia. Foi neste movimento que experimentei o trabalho com os presos, com os ciganos e os doentes do Hospital de S. Marcos, e que mais me determinou na caminhada para padre. Fui escuteiro, mas só fui caminheiro. Organizei várias actividades como uma catequese para os ciganos, na Capela de S. João da Ponte, junto ao rio Este. Um Domingo, de tarde com as alunas do Colégio do Sagrado Coração de Maria, organizei um baile na cadeia. Foi a primeira e a única vez, porque o director da Cadeia com argumentação que facilmente compreendi, era proibitivo... Na cadeia passava muito tempo. Um dos presos escrevia umas coisas e arranjou uma máquina de escrever. Pedi-lhe para me mostrar escritos dele e depois levava-os para publicar no jornal Diário do Minho e assim, quando saiu da cadeia se fez jornalista e foi director de um jornal regional. O curso de Teologia não foi difícil, mas eu é que, entretido com os ciganos, com os quais, às vezes, comia nas suas tendas porque achava que era a melhor maneira de lhes mostrar que não desprezava a sua cultura, com os doentes no Hospital ou na Cadeia... só estudava à noite e o que ia para além das 22h., a hora de descanso e de fechar as luzes do quarto. Tapava o candeeiro com a murça e dirigia a luz para os livros. Cada dia e noite estudava as aulas anteriores, para no dia seguinte não fazer má figura e para se saber, claro. Uma vez o Dr. José Areeiro, professor de História de Arte, convidou-me a dar uma aula sobre arte rupestre. Aceitei o desafio. Suponho, não me lembra, mas fui o único a desempenhar esse papel, de tal modo que sempre fomos amigos. Todos os anos foram em Teologia bem aproveitados, só não gostava muito de Dogmática e reprovei a esta disciplina no último ano. Tive de repetir o exame no fim das férias de Verão e acabei com êxito. Fui ordenado diácono e participei num curso Dominique (espécie de Curso de cristandade) a convite de um enfermeiro de Abrantes que conheci, quando nas férias grandes de 1970, participei na expansão da Legião de Maria em freguesias de Abrantes, Portalegre e Castelo Branco, com o meu colega João Alves Lima e um estudante de engenharia de Carcavelos, de que não recordo o nome. Ano 1998 Uma vida Nova Era o dia 9 de Julho de 1972. A família e alguns amigos estavam à espera e o pároco de Mazarefes, o Pe. Sebastião Ferreira, tinha com a freguesia já preparada uma surpresa para a minha chegada. Depois da ordenação, na igreja paroquial da Apúlia, pela manhã e com regresso previsto para as 5 ou 6 horas da tarde. Assim foi!... A juntar à alegria da minha ordenação sacerdotal pelo Arcebispo Primaz, D. Francisco Maria da Silva, que, um ano antes, me tinha ameaçado que mesmo sendo diácono, não me ordenaria sacerdote por causa da minha iniciativa da celebração dos 40 anos da “Colónia Vianense”, fundada em 1931 pelos seminaristas de Viana, em Braga. A minha "ordenação sacerdotal" reflete o sacramento que confere o ministério apostólico, instituído por Jesus para apascentar o povo de Deus. Este sacramento é conferido pelo Bispo, que tem a plenitude da ordem. Depois, de um almoço na zona da Póvoa, parece-me que à escolha do meu tio Abel Sá Portela, viemos para Mazarefes. No “Armazém do Sal “tive de abandonar o meu carro e ir para o carro da Dra. Maria Nadir Santos Lima que me conduziu em direção à Capela da Senhora das Boas Novas. O Pe. Sebastião e, todos os que nos quiseram receber com as crianças da catequese, em festa, tendo a catequizanda Belém Liquido entregue um ramo de flores. Lá fui, novamente para a Casa dos Rapazes onde estive até à minha nomeação como Pároco de Dem, Arga de S. João, Arga de Baixo e Arga de Cima. Em 1 de Outubro de 1972 dei lá entrada, depois da Missa Nova que foi celebrada em 13 de Agosto, no Adro da Capela de Nª Senhora das Boas Novas com a presença de mais de um milhar de pessoas: conterrâneos, colegas de escola, colegas seminaristas, sacerdotes, entidades religiosas, militares e civis, o coral da Meadela que foi o que animou a missa, jovens de Balazar e da Zona de Famalicão, Póvoa e Barcelos, que, de camioneta e, no fim da missa, regressaram, ou foram passear. À mesa éramos mais de 340 pessoas, se a memória não me falha, ma

Sem comentários: