AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conteúdo religioso de testamentos antigos de Mazarefes- Missas- Confrarias- Santiago de Compostela

Aspectos Religiosos


Quero um  ofício de corpo presente de 10 padres, quero que, no prazo de 1 ano contado da data do seu falecimento se digam as seguintes Missas: 50 por sua alma, 10 pela de sua mulher; 20 pela de seus pais, 5 pela de seu irmão Manuel e 5 ao Anjo da minha Guarda; todas rezadas.


Quero que durante 15 anos e no dia do aniversário do meu falecimento ou no dia seguinte se o primeiro for impedido, se diga uma missa anual que será anunciada pelo pároco da sua freguesia no Domingo anterior e à missa da manhã.
Mais uma missa a N.ªS.ª do Rosário e outra ao SS. Sacramento por ser membro das mesmas confrarias.

Outro:

Declaro que logo que eu falecer meu corpo será amortalhado e será colocado num caixão para esse efeito.



Um só ofício de corpo presente de 30 padres aos quais se lhes dará a esmola do costume, no dia do meu enterro se darão aos padres as esmolas do costume pela minha alma 300 missas, pela alma de minha mulher 50 missas, pela alma de meu filho Pe. Jerónimo 80 missas pelas almas de meus pais 20 missas, pela alma de meu tio Manuel 10 missas, pelas almas das minhas obrigações 10 missas, a Sta Justa 2 missas à Senhora do Amparo 1 missa a Nossa Senhora da Boa-Nova uma missa ao Anjo da minha guarda 1 missa, ao santo do meu nome 1 missa. Ao santo ou santa do dia em que eu falecer uma Missa, à Virgem Nossa Senhora uma missa, ao SS. Sacramento uma missa, que ao todo fazem o número de 449 missas ditas por uma só vez e de esmola do costume e ditas no prazo de um ano depois do meu falecimento.
Este era da casa dos brasileiros.

...deixo a leira(...) a quem for depois de morto por mim a Santiago de Compostela, pois nunca o fiz em vida (...)

Sem comentários: