AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 22 de outubro de 2011

Um alfaiate de nomeada na Rua da Bandeira

Henrique Montes Rodrigues, conhecido por (Fresquinha, herança do pai) um dos bons alfaiate de Viana, que tinha uma mercearia, vinhos e tabacos, casa dos Fresquinhas, filho de um oficial de diligências Joaquim Rodrigues (Fresquinha) e filho de Rosa Montes Lopes. O pai era viúvo de uma “Fresquinha” e casou com a empregada.


O Henrique exerceu a profissão de alfaiate e da função pública, com 12 anos, à Rua Grande, Casa José Ciranda, onde encontrou a mulher da sua vida que lhe deu 2 filhos: António Joaquim que é agora licenciado, e o Arnaldo que também se doutorou.




















O seu pai não teve filhos do 1º casamento. Depois eram 4: Joaquim, Henrique, Helena, Maria do Carmo. Casou com Ana Alves de Amorim ambos de 1926.

Todos casados e com filhos à excepção da Helena, que ficou solteira.

Diz o Henrique que “o maior afecto à Igreja das Carmelitas foi o meu pai”.

Fez a Festa de Santa Filomena com 2 Bandas de Música em frente ao Câmara Leme junto à Igreja no caminho que leva agora ao Cartório e noutros tempos era também um atalho para o cemitério.

O pai nasceu à Rua da Bandeira em 1886 na casa onde está agora a Utilsoft.

Ele não nos pôs a estudar…,mas não vendeu nada deixou tudo aos filhos “Eu falei mais em 10 anos que o meu pai em 70…”

Sem comentários: