AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Toponímia e antroponímia --Paes Velho Barreto

Senhor Matos, suponho que me pôs com fotocopías de documentos que li, mas não     posso afirmar com certeza aquilo que sugiro. Parece merecer estudo, pois:

Paes Velho Barreto e Abilleira - topónimos e antropónimos

O Paes Velho Barreto -  houve estes apelidos antigamente Velho e Barreto e Paes. Na Abilheira de Viana na minha opinião a Abelheira  começava à Rua Nova de S. Bento e até o o Cemitério que é o cemitério de Viana, foi conhecido e também  há documentos que  lhe chamam Cemitério da Abelheira ou Abilleyra.

Existe ainda hoje o topónimo que parece estar a esquecer é o topónimo Castelo Velho, no coração da abelheira antiga que parece uma torre e onde se vislumbra talvez a povoação descida da Citânia de Sta Luzia.

Abelheira se veio até à Rua Nova de S. Bento, ficaria em relação à cidade numa posição de sudeste e sul.

A sul, no rigor da palavra, poderia referir-se a alguma Bilharia existente entre o Cabedelo e Castelo de Neiva.

Nunca ouvi nem vi escrito que a Abelheira tenha sido alguma vez um morgado, mas foi um  lugar da cidade, o maior, e que tinha um representante na Câmara, no Município, como se fosse uma freguesia.


Sem comentários: