AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Padre António Francisco de Matos e a Bicicleta em Braga

O Padre António Francisco de Matos, natural de Mazarefes, foi o abade da terra que mais anos paroquiou e deixou a maior parte dos seus bens à Paróquia.
A propósito o Padre Abílio Reis Lima que foi pároco de Caselas em Lisboa escreveu no "Serão" do Notícias de Viana, secção orientada pelo arqueólogo e etnógrafo vianense José Rosa Araújo o seguinte:




UM ESTUDANTE DE MAZAREFES FEZ EMBASBACAR A POPULAÇÃO DE BRAGA!
Isto deve ter sucedido aí pelo ano de 1885. Frequentava, então, o Seminário Conciliar um estudante, natural desta freguesia, chamado António Francisco de Matos. Era um aluno distinto e dotado de espírito de muita iniciativa.
Lembrou-se de construir uma bicicleta de pau, com duas cordas, sendo a da frente grande e a de trás, pequena. E, se bem o pensou, bem o fez, como diz o nosso povo.
Quando apareceu em público a dar ao pedal, fixado à roda grande da frente, os seus conterrâneos deliraram com a novidade, ficando todos de boca aberta perante os malabarismos do António Matos.
Como se tratava duma novidade sensacional, o nosso Estudante levou para Braga a Bicicleta da sua autoria. Pois não queiram saber, foi um acontecimento!
Despovoou-se a cidade para ver equilibrado em cima de duas rodas um estudante, ficando os bracarenses verdadeiramente embasbacados diante «daquele mafarrico» que não caía de cima das duas rodas! Naquele tempo ainda era desconhecida do público «que a força do movimento é superior à força da gravidade».
Concluídos os seus estudos recebeu Ordens Sacra se paroquiou esta freguesia durante 45 anos, vindo a falecer em 7 de Maior de 1947, deixando uma memória abençoada, o nosso querido Padre Matos.
Quantas vezes lhe ouvimos contar esta extraordinária proeza, que hoje recordamos, com acrisolado bairrismo.
Foi, portanto, o nosso saudoso Abade (que Deus tenha) o pioneiro do ciclismo aqui no Minho!!!
Só anos mais tarde, em 1903, é que apareceram as primeiras 6 bicicletas no acampamento das célebres manobras militares dos Feitos ou da Figueiró, aparecendo também o primeiro automóvel que o Rei D. Carlos trouxe de Lisboa no comboio até Viana. E de Viana ao local das manobras gastou 1,30 minutos a percorrer 17 quilómetros. Fez também amor sucesso a presença do automóvel do que a do Rei.
Há menos de um século, que progressos se não têm assinalado nos meios de comunicação e nas velocidades com que são vencidas as distâncias?!

Sem comentários: