AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Honra e Mérito Aveiro e Viana: Faleceu João Helios da Ponte

 Honra e Mérito

Aveiro e Viana: Faleceu João Helios da Ponte
No início de século XX (Aproximadamente 1915) três homens com muita vontade de vencer e fazer fortuna saíram de terras de AVEIRO e foram encontrar-se numa bela terra chamada VIANA DO CASTELO:
- Óis da Ribeira (chamada oficialmente União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira), é uma freguesia portuguesa do município de Águeda, em AVEIRO.
Eugenio Pinheiro de Almeida, óisdaribeirense, nascido a 15/09/1906 teria hojé 116 anos. Filho do sapateiro José Pinheiro de Almeida e da jornaleira Mariana de Jesus Viegas. Desenvolveu intensa actividade nos sectores comercial (texteis) , industrial (cerâmico) e financeiro. Teve três filhos: Eugenio, Ana Maria e Eugenia.
Requeixo era uuma freguesia do distrito de Aveiro. Freguesia já extinta .Atualmente -Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz é uma freguesia portuguesa do muncípio de Aveiro, distrito de Aveiro
João Francisco da Ponte nascido em Requeixo , Aveiro, a 05/09/1892 teria hoje 130 anos. Teve do seu peimeiro casamento com Maria José Barbosa o seu primeiro filho - João Helios da Ponte nascido em Viana do Castelo Aveiro a 23/09/1921 tinha hoje 101 anos e faleceu agora em 20/11/2022).
- Requeixo, local de nascimento tambem de Joaquim Simões de Freitas, fundador da Ourivesaria agora conhecida como “Ourivesaria Freitas” e tio do depois heredeiro em 1974, Dr. Manuel Rodrigues de Freitas nascido também em Requeixo em 1940.
Três FAMILIAS com uma origem comum de Requeixo de Aveiro é que o destino juntou em Viana do Castelo como grandes amigos: Joao Francisco da Ponte, Eugenio Pinheiro e Joaquim de Freitas.
Eugenio Pinheiro foi padrinho de batizado de Joao Helios da Ponte, o qual foi batizado tardiamente em conjunto com todas as suas irmãs, a pedido de um tio, Manuel da Ponte.
Ao longo da vida a amizade manteve-se entre eles ao longo das seguintes gerações mediante os seus filhos até ao presente.
Joao Francisco da Ponte casou quando veio morar para Viana do Castelo com Maria Jose Barbosa. Era filha de um alfaiate. E foram morar na Rua Mateus Barbosa (onde atualmente é o Talho Meireles).
Tiveram desse casamento 5 filhos, um rapaz o João Helios da Ponte (Chamado HELIOS (SOL em grego) por ter sido o primeiro filho HOMEM e que o destino quis que depois de ter alguns outros filhos nenhum outro fosse homem) e 4 meninas Vitoria ou Mimi (casada com o Farmaceutico de V. Praia de Ancora Dr Durval Brito), Fernanda (casada com José Matos), Ondina (casada com Adolfo Azevedo ) e Letia (casada con José Trindade ).
Todos eles ficaram orfãos de mãe muito cedo. O João teria 15 anos aproximadamente.
João Helios da Ponte, com a idade de 43 anos (1964), num Carnaval passado em Vigo -Espanha, conheceu a Rosa Tarrio Soto a que poucos meses depois (5/12/1964) viria a ser a sua esposa (nascida a 30/08/1937 e falecida a 17/11/2013). Tiveram duas filhas.
Orfão de mãe desde muito cedo, teria ele uns 14-16 anos, estudou na Escola comercial de Viana do Castelo. Trabalhou primeiro no negócio do seu pai João Francisco da Ponte, na conhecida CASA PONTE da Praça da Republica. Posteriormente e a razão de que ao ter a sua primeira filha com a Rosa, decidiu establecer-se por conta-própia, Pensou inicialmente em establecer-se em Valença mais perto da fronteira com Espanha. Mas depois convencido pelo seu padrinho Eugénio Pinheiro o qual o ajudou muito no seu início, acabou por se establecer em Viana do Castelo na rua do Gontim frente à antiga Fabrica de chocolates A VIANENSE , do Sr José Lima.
João Helios da Ponte, não era um católico praticante, dado não ter sido educado “de forma livre” pelo seu pai. A sua esposa Rosa era católica praticante e as suas filhas foram educadas no co

légio religioso (franciscanas) até à idade de 17 anos.
O casal teve duas filhas com o nome de Maria José e Maria do Pilar ambas economistas e criadas a “cavalo” de duas culturas: a portuguesa e a espanhola.
João Helios da Ponte, faleceu em 20 de Novembro com 101anos de idade. O velório foi na sala10 de Emorvisa (Pereiro) em Vigo, onde decorreu às 20.00h a missa de funeral.
Partiu assim um homem de bom coração e amigo de fazer o bem, sempre disponível e trabalhando fora de horas. Foi ele que, na década de 50 do século pasado, levou altofalantes para romaria de S. João de Arga, passando na década de 1960 a Casa Pereira da Correlhã a fazer ese serviço.
Aquí na Paróquia, muitos anos usou gratuitamente o seu carro de som para as procissões de velas e foi sempre um homem generoso, amigo dos pobres e respeitador pelos serviços religiosos e pela sociedade em geral. P. C.

Sem comentários: