AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 18 de dezembro de 2022

Uma casa de referência na Bandeira





 

Uma casa de referência na Bandeira

Esta casa foi mandada construir pelo senhor José Lopes  casado com Henriqueta Lopes e pais de Manuel José Lopes que nela viveu casado com Maria Teresa de Sá Lopes.  Este senhor era muito conhecido em Viana do Castelo não só pela sua profissão, mas também porque era um radioamador muito activo já  no tempos da ditadura. Faleceu com 73 anos  em 18 de Janeiro de 1986. Trata-se de uma casa muito linda e talvez com inspirações brasileiras, um “pouco abrasileirada” onde o seu pai esteve.

O Manuel Lopes foi pai de Francisco Lopes um bom cavaleiro a viver na Meadela, o Luis Sá Lopes, formado na Universidade de Coimbra e a morar em Cascais, a Maria de Lurdes Lopes Caló professora e minha colega, no Liceu de Viana do Castelo, voluntariamente intérprete da Paróquia de Niª Sª de Fátima para a língua alemã e Henriqueta Sá Lopes Santos, professora reformada, a morar em Carreço depois de ter sido dirigente do escutismo, catequista e membro do Apostolado da Oração aqui na Paróquia.

É uma casa de referência que tocou à filha Maria de Lurdes, professora no Liceu já falecida por motivos de doença que não poupa. Foi minha colega na mesma Escola e companheira com seu marido de várias viagens.

Hoje é dos herdeiros dela o seu marido, viúvo, Dr. Hélio Tavares Caló, hoje na situação de reformado, e dos 3 filhos. Passou esta casa, como se pode verificar na foto, uma requalificação. É  uma beleza de casa a perpetuar uma memória de mais de 150 anos.

 

Sem comentários: