AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Comunhão - Primeira

Acolhimento

Monitor: Viemos para a Ceia do Senhor.
Deixámos tantas preocupações e juntamo-nos para a festa do Pai, do Filho e do Espírito Santo e para comungarmos, pela primeira vez, o Corpo de Jesus. Jesus está connosco, pois estamos reunidos em Seu nome. Cantemos todos, com alegria:

Cântico de Entrada

Festa é Festa da Comunhão
Tenho alegria, no coração. (bis)

P‘ra Te receber, eu venho Senhor
E agradecer o Teu grande amor;
Como estou contente;
Ó meu Bom Jesus, Bom Jesus;
Guia-me p‘ra sempre com a Tua luz, Tua luz

Minha veste branca eu quero guardar,
Pela vida fora sem nunca a manchar;
Como estou contente
Ó meu Bom Jesus, Bom Jesus;
Guia-me p‘ra sempre com a Tua luz, Tua luz

Saudação

Monitor: Ditosos os convidados para a Ceia do Senhor.
Sacerdote: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Rito do Perdão

Monitor: Para celebrarmos a Ceia do Senhor, temos de estar em graça. Por isso, vamos pedir perdão a Deus e aos irmãos, de todos os nossos pecados.

ESUS MEU AMIGO
Jesus, meu Amigo,
olha dentro do meu coração
Com carinho, com ternura
Vem-me dar o Teu perdão
Com carinho, com ternura
Vem-me dar o Teu perdão

Sacerdote: Oremos ao Senhor nosso Deus e Pai.
(Silêncio)
Deus, nosso Pai, Vós nos chamastes aqui para nos reunirmos à Vossa mesa, como uma Família se reúne no amor.
Fazei que sejamos cada vez mais irmãos uns dos outros.
Por N.S.J.C.

Liturgia da Palavra
1º Leitura

Monitor:Jesus ama-nos e, por isso, nos juntamos aqui a fazer esta festa - sinal de vida de Deus em nós. Ouçamos o que nos diz S. João:

Leitor: Caríssimos,
Se Deus nos amou assim, devemos nós também amar-nos uns aos outros.
Se nos amarmos uns aos outros, Deus está connosco e o amor é perfeito. Por isso, conhecemos que estamos n'Ele e Ele em nós: porque nos comunicou o Seu Espírito Santo.
Nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou o Seu Filho para ser o Salvador do mundo. Todo aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está n'ele e ele em Deus.
Palavra do Senhor.

Aclamação

ALELUIA
Aleluia, Aleluia, Aleluia
Jesus vai falar, eu vou escutar
E guardar no coração
Aleluia, Aleluia, Aleluia

2ª Leitura

Monitor: Jesus é o Pão da Vida. Ele o disse a uma grande multidão que O seguia para O escutar. Ouçamos, agora, a leitura do Evangelho de S. João:
Narrador: Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com Ele e disse a Filipe:
Jesus: Onde compraremos pão, para que todos estes tenham que comer? Eu sou o Pão da Vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o Pão que desceu do Céu, para que não morra todo aquele que dele comer. Eu sou o Pão vivo que desci do Céu. Quem comer deste Pão viverá eternamente. E o Pão, que Eu hei-de dar, é a Minha Carne para a salvação do mundo.
Narrador:A estas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo:
Judeus: Como pode este homem dar-nos de comer a Sua carne?
Narrador:Então Jesus disse-lhes:
Jesus: Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem a Vida eterna; e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. Pois a Minha Carne é, verdadeiramente, uma comida e o Meu Sangue, verdadeiramente, uma bebida. Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele.
Palavra da Salvação.

Oração do Fiéis

Celebrante: O Senhor convidou-nos para esta festa que é a nossa Primeira Comunhão. Vamos unir-nos num só coração, pensando em todos os nossos familiares e amigos.

Um Pai: Por todo o Povo de Deus, disperso pelo mundo, que hoje se reúne como nós, junto do altar,
Oremos ao Senhor.

Uma Mãe:Pelo Santo Padre, pelos Bispos e pelos Sacerdotes, para que sejam como o Senhor quer,
Oremos ao Senhor.

Um menino:Pelos nossos pais e irmãos e também pelos nossos amigos que connosco vivem esta hora de alegria, para a qual a todos Jesus convidou,
Oremos ao Senhor

Uma menina: Pelos meninos pobres, pelos meninos orfãos e pelos meninos doentes, para que Jesus nos ajude a compreendê-los e a auxiliá-los e a todos ampare,
Oremos ao Senhor.

Um menino: Por todos os pais reunidos nesta festa, para que Jesus esteja sempre com eles,
Oremos ao Senhor.

Uma menina: Por todos os meninos e meninas que não têm pais, para que vejam em Jesus o Amor do pai e da mãe,
Oremos ao Senhor.

Celebrante: Deus nosso Pai, escutai a nossa oração e ajudai-nos a celebrar esta Ceia do Senhor, como bons filhos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Amen.

Ofertório
Cântico: JESUS É BOM

Jesus é Bom! É Bom! É Bom!
É meu amigo, eu bem o sei;
E eu, também, gosto muito dele,
Porque ele é Deus e é meu Rei!


Deixai vir a mim as criancinhas,
Disse Ele um dia em Jerusalém.
Eu quero estar sempre perto d‘Ele,
Para O escutar e fazer o bem.

Jesus quis ficar sempre entre nós,
Nosso alimento na Eucaristia.
Não temos medo, pois não estamos sós,
Deu-nos por mãe a Virgem Maria.

Viva Jesus que é o nosso irmão!
Viva Jesus que é Nosso Senhor!
Alimentado nesta comunhão
Vou semear a paz e o amor.


Flores: Aceita, Senhor, esta flor, símbolo da pureza destas crianças que fazem a 1ª Comunhão.
Ela fará este altar mais belo e a nossa vida mais alegre.

Pão: Aceita, Senhor, este Pão que te oferecemos como fruto do nosso trabalho.
São as mãos do Sacerdote que o vão transformar no Teu Corpo.
Faz-nos dignos d'Ele.

Vinho: Aceita, Senhor, este vinho que te oferecemos como fruto da terra e do trabalho do homem...
Ele será o Teu Sangue para remissão dos nossos pecados...
Aceita-o como prova da nossa humildade e vontade de sermos mais fortes e unidos na Tua Igreja.

Oração sobre os dons


Celebrante: Aceitai, ó Deus, o pão e o vinho que todos nós Vos oferecemos para que se transformem no Corpo e Sangue do Vosso Filho Jesus Cristo.
Vós que sois Deus na unidade do Espírito Santo.

odos: Amen.


Sac. : ... cantar-vos a nossa alegria.
Ass. :... Glória a Vós, Senhor, que tanto nos amais.
Sac. : ... este mundo grande e belo:
Ass. : ...Glória a Vós, Senhor, que tanto nos amais.
Sac. : ...para nos guiar até junto de Vós.
Ass. :...Glória a Vós, Senhor, que tanto nos amais.
Sac. : ... como filhos de uma só família.
Ass. :...Glória a Vós , Senhor, que tanto nos amais.
Sac. :...cantamos com alegria:

Santo: Santo, Santo, Santo!
Santo é o Senhor.
Por isso eu vou cantar:


Hossana, hossana ao Senhor!(bis)
Bendito que vem em nome do Senhor!
Por isso eu vou cantar:
Hossana, hossana ao Senhor!(bis)


Sac.: ...para podermos viver da Vossa Vida.
Ass.: ...Bendito O que vem em nome do Senhor.
Hossana nas alturas.

Sac.: ...que será entregue por vós.
Ass.: ...Jesus Cristo entregou-se por nós.
Sac.: ...Para remissão dos pecados:
Ass.: ...Jesus Cristo entregou-se por nós.
Sac.: ...e nos levar até junto de Vós
Ass.: ...Nós Vos louvamos. Nós Vos bendizemos.
Nós Vos damos graças.
Sac.: ...todos os que trabalham pelo Vosso povo
Ass.: ...Somos a Igreja de Cristo, para Vossa Glória
Sac.: ...e recebei-os com amor na Vossa Glória.
Ass.: ...Somos a Igreja de Cristo, para Vossa Glória
Sac.: ... Por Cristo ...
Ass.: ... Amen.

Rito da Comunhão

Monitor: O pão de cada dia nos dai hoje.
Que pão?
Sobre tudo, o Pão da Eucaristia, que
mata a fome de vida, para sempre.

Sacerdote: Com confiança, cantemos, de mãos dadas:
Pai Nosso:
Junto ao mar eu hoje ouvi
Senhor tua voz que me chamou
E me pediu que me entregasse
A meu irmão
Essa voz me transformou
A minha vida ela mudou
E só penso agora Senhor
Em repetir-te

Pai Nosso em Ti cremos
Pai Nosso Te oferecemos
Pai Nosso nossas mãos
De irmãos
Rito da Paz

Monitor: Livrai-nos, Senhor, das guerras entre as nações.
Livrai-nos das guerras pequenas que acontecem entre nós e ajudai-nos a ser amigos dos nossos pais.Dai-nos a Vossa Paz, dai-nos a união.

Sacerdote:A Paz do Senhor esteja sempre connosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.
Sacerdote: Saudemo-nos na Paz de Cristo.

Cântico da Paz:
Minha Luz é Jesus

Minha Luz é Jesus
E Jesus me conduz
Pelos Caminhos da Paz

Fracção do Pão

Monitor: O Pão que se reparte é Jesus Ressuscitado, que se oferece para nos dar a Sua Vida.
"Cordeiro de Deus"...
Sacerdote: Felizes os que querem estar em comunhão com Jesus.
Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Comunhão: Deixa Deus Entrar

Deixa Deus entrar
Na tua própria casa
Deixa-te tocar pela sua graça
Dentro em segredo
Reza-lhe sem medo
Senhor, Senhor,
Que queres que eu faça

Só no fundo do ser eu vou encontrar
As razões de viver, as razões de amar
É bem dentro de nós que está a raiz
Que nos faz amar, e ser feliz.

Tanta coisa me impede de O escutar
Me desvia da mete que me propus
Eu vou Ter a coragem de O deixar entrar
Vou seguir o clarão, da sua luz.

Depois da Comunhão

Monitor: Cada vez que comemos deste Pão, o Corpo de Cristo, nós recebemos a Sua Vida, a Vida d'Aquele a Quem amamos.
Ficai connosco, Senhor, como um amigo acompanha o seu amigo, ao longo de toda a caminhada. Dai-nos a Vossa Vida em abundância.

Consagração

Senhora de Fátima, nossa Mãe,
nós, criancinhas vimos aos Teus pés oferecer-Te o nosso trabalho na Escola, na Família e tudo o que temos e somos.
Aceita, ó Mãe, esta nossa oferta ajuda-nos a crescer na fé em Jesus
e no amor aos outros.


Cântico:

QUERO SER COMO TU

Quero ser como tu, como tu, Maria
Como tu, um dia, como tu, Maria

Quero aprender a amar como tu Maria
Como tu, um dia, como tu, Maria

Quero dizer meu sim, como tu, Maria
Como tu, um dia, como tu, Maria

Despedida

Sacerdote: Oremos:
Senhor nosso Deus, Vós nos destes o Vosso Filho, que é nosso alimento e nossa fortaleza. Que este Pão que recebemos nos conduza ao Céu.
Por N.S.J.C.
Todos: Amém.

Compromisso

Comungamos a Jesus Ressuscitado, pela primeira vez.
Vamos lembrar todos os dias que Ele está em nós e nós n'Ele.
Ele caminha connosco.

Cântico Final: Um coração bonito

EU QUERO TER UM CORAÇÃO BONITO.
IGUAL AO DE JESUS. IGUAL AO DE MARIA
IGUAL AO DE JOSÉ

Eu quero ter um coração amigo
Que chore com quem chora,
Que ria com quem ri,
Que brinque com quem brinca
E aberto para Deus.

Eu quero ter um coração amigo,
Que lute com quem luta,
Que ande com quem vai,
Que sonhe com quem sonha
E aberto para o Pai.


Sacerdote: Ide em Paz e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus.

Sem comentários: