AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Couto Dornelas-Festa de S. Sebastião- BARROSO



Potes dos 20 potes iguais na mesma lareira para no dia de S. Sebastião, 20 de Janeiro cozer o presigo e o arroz de S. Sebastião, em Couto de Dornelas, perto de Covas do Barroso,em plena serra do Barroso. Também aquecem a água, o que é neste caso, para escaldar a farinha. Vêem-se os homens que acompanham,mas asd mulheres é que trabalham, os homens ajudam ou fazem companhia.





A Maceira que me foi aberta para mostrar a massa a levedar e para enfornar.




A maceira pronta, mas quntas mnaceiras até cozer um carro de pão, 40 rasas de farinha?




Dentro do forno vêem-se as broas que vão preparando com antecedência , antes 2 ou três semanas



Carne, alguma ou o princípio, sempre de porco( é o que há na aldeia) dependurada, mas isto antes três semanas.Era só para começar, mas já trouxe pão comprado para casa.
Dizem lá que este pão benzido nunca se estraga.
Um ano, o Coral Litúrgico da Paróquia de Nª Sª de Fátima foi cantar a missa da festa e o padre Coutinho convidado a presidir e ir em procissão à casa do mordomo benzer a comida e o pão que depois era apresentada em pratos de madeira, NESSA ALTURA, PARA MAIS DE 600 pesssoas.
Ninguém podia "ir embora sem comer,caso contrário, ia passar um ano mau, pois são sebastiãozinho castigava"!...

Sem comentários: