AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dia da Apresentação do Senhor-2011- Oração da manhã

No dia litúrgico da Apresentação do Senhor, a minha preocupação não é com o futuro deste Senhor, nosso Deus, mas com o presente meu pessoalmente falando como com o presente de muitos dos homens da Humanidade. É com esta senhora que agora chora ao meu lado porque vive sem eira nem beira, passando fome e sofrendo as injustiças, as afrontas, as exigências do Homem de hoje que lhe dá com a porta na cara, onde bate.





No entanto, as minhas preocupações vão mais além daquelas que muitos dos meus amigos possam imaginar, ou até dos meus paroquianos, que me vêem com coração de bondade, ou com ele abrasador de mal querer, as preocupações são tantas que mesmo para esses vão... porque lhes quero tanto, que não os desprezarei...

Preocupações?... Quem, não as tem?...




Preocupo-me comigo porque não sou o que devo ser!... Todos os dias me descubro diferente...cada dia que passa sou um mistério...

Preocupam-me os amigos porque os vejo sofrer...agarrrados por vezes ao leito de um descanso sofrido!...

Preocupam-me os meus paroquianos que se entregam de alma e coração a causas justas que ninguém as quer assumir... Aqueles que se entregam, no dia a dia, a fazer "o bem sem olhar a quem"... Os que fazem festa e os que de qualquer modo sofrem... Os idosos abandonados e tratados por clientes...As crianças que já demais sofreram na vida, apesar da sua tão tenra idade...Os jovens que querem trabalhar e não têm onde...Os casais novos que vivem com falta de estabilidade no seu emprego ou vão trabalhar um para cada lado...mas muito longe um do outro porque não têm outra solução!... As mulheres, as crianças, os jovens e os homens que sofrem qualquer tipo de violência...Enfim, os que estão presos e nem sabem porquê!...




O rosário das minhas preocupações não se ficam por aqui… ele é tão grande que ultrapassam as 150 Avé-Marias: as nossas obras sociais desde a infância à terceira idade, desde o que trabalha ao desempregado, desde as famílias desfeitas às famílias unidas, desde os que passam fome aos que se banqueteiam, desde os esfomeados por matar a solidão aos que se lançam na criatividade através da música, da pintura, da arte, do voluntariado, e por aí fora....; as nossas obras de evangelização com os catequistas poucos e alguns com pouca vida de comunidade, de comunhão e a falta de interesse pelas diversas formações que a Paróquia oferece a todos sem excepção, a falta de empenho no aprofundamento e actualização da fé...a indiferença que alguns têm para com trabalhos com que outros se desfazem na organização a favor da comunidade!..


Este rosário nunca mais acaba, Senhor, pois as minhas preocupações passam pelas leituras bem feitas na liturgia, por liturgias animadas e vivas, cheias de festa e alegrias próprias de quem acredita no Ressuscitado...são os cantores, os salmistas, ministros extraordinários da comunhão, os acólitos, os ostiários, o acolhimento, os animadores, os zeladores...;





e...continuo, ó meu bom Deus - é a igreja nova que precisamos porque não temos espaços para as crianças...salas de catequese e espaços para o Escutismo e para os jovens, lugares para ensaios, para acolher a Legião de Maria, o Cecan-rd com os pobres e ciganos que o procuram, a oficina das bonecas, a lojinha social, a biblioteca, os serviços administrativos, o Observatório Paroquial da Pobreza, os Missionários Voluntários da Paróquia, os que nos procuram e vão embora sem resposta...

Sem comentários: