AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Zaqueu

Zaqueu é uma personagem

 bíblica importante para

 nos ajudar a compreender

 o Amor de Deus. Assim,

 "apesar da falta de méritos,

 Zaqueu é justificado

 por Nosso Senhor".


O Zaqueu








Apesar da falta de méritos, Zaqueu é justificado por Nosso Senhor.

"Jesus disse-lhe: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é filho de Abraão.Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Nosso Senhor usa aqui a palavra casa num sentido mais profundo, referindo-se, como vimos, à alma do anfitrião. Pois "foi nesse momento que a fé de Zaqueu, a sua obediência, o seu desinteresse e a sua caridade fizeram dele um verdadeiro filho de Abraão". Assim, ao afirmar "hoje a salvação entrou nesta casa", Jesus declara solenemente que esse homem está perdoado.




Antes de encontrar o Divino Mestre, Zaqueu era um pecador que corria atrás do lucro, por vezes ilícito. Entretanto a graça introduziu na sua alma o desejo de ver aquele que "veio procurar e salvar o que estava perdido", e o publicano correspondeu.

Buscar Nosso Senhor, subir à árvore, descer depressa ao ser chamado, receber com alegria e atender com generosidade: eram sintomas de abertura e de acolhimento também.

"Quem considerava grande e inefável felicidade o facto de vê-lo passar, mereceu imediatamente tê-lo em casa".

Quem já tem ido a Jericó, sabe que os seus habitantes mostram hoje ao peregrino, o sicómero onde Zaqueu teria subido para esperar Jesus.

Foto do Sicómoro

Sem comentários: