AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Procedimentos: Mulher idosa, carregada de Pulgas, desolada da vida, procedimentos a tomar

Procedimento IV



Era um dia de sol. Não aquele sol abrasador de Julho ou Agosto, mas de um sol primaveril. Até havia um aroma às flores de tília e num local bucólico.

Havia um carreiro do pé posto e uma idosa passa por ali. Não era muito longe da cidade em que nessa altura vivia, mas o carreiro ali existia, como um caminho de cabras na serra.

A idosa tinha um rosto macilento, próprio de quem não estava bem, e aproximei-me dela para lhe dar uma palavra talvez de conforto, pensava eu, de relação, de curiosidade e disse-lhe: “Então, minha senhora, vai por aqui sozinha?... Não tem medo?”

Ela ficou a olhar para mim e reconheceu-me. Ficou logo contente por lhe falar, mas a sua voz embargava-se-lhe. Então o que se passa consigo? - Não sei. Morreu-me o filho com quem vivia e agora estou só, disse ela…

Lá estive a conversar com ela e precisamente a mostrar-lhe que isso não era o fim de nada. Ela tinha que refazer a sua vida.

No entanto, eu a observava bem e vejo-lhe pulgas a saltarem no pescoço, na blusa e no lenço da cabeça. Observei que ela já não devia lavar o rosto e que estava sem estima nenhuma por si.

Como eu era o presidente de uma instituição de solidariedade social aconselhei-a a ir para essa instituição o mais rápido possível.

O problema dela era o pagar. Vá la, fale com os técnicos e diga-lhes que fui eu que a mandei.

Ora, eu era apenas o presidente da direção e os técnicos têm as suas funções e as suas regras a cumprir do regulamento interno.

Será que eu tenha tomado a melhor medida?

Quando ela chegou aos técnicos, estes pediram-lhe documentos e fizeram um questionário grande e, no fim, disseram que se quisesse frequentar o Centro de Dia teria de pagar uma mensalidade que já não me lembro quanto era.

No entanto, eles ficaram logo com a senhora e arranjaram a ela tomasse banho, mudasse de roupa e a comer à mesa com todos os outros, sem enviar processo nenhum à direção.

Passados dois dias, a senhora já tinha um rosto diferente e a direção ainda não a tinha admitido porque ainda não tinha chegado o dia da reunião que é realizado sempre à mesma hora, no mesmo dia da semana…

O que é certa… aquela senhora tinha descoberto uma família e começou a ganhar autoestima, a cuidar-se, a lavar-se, a pentear-se, a deixar o lenço; e as pulgas também se foram.

Há aqui uns atropelos pelo meio: um foi o do presidente da direção que mandou a senhora sem mais nada fazer e o outro foi dos técnicos que lhe deram logo entrada “sem passar cavaco à Direção”. Os procedimentos habituais não foram cumpridos de parte a parte.

Que lhe parece? Como julgaria estas atitudes?

Alguém procedeu mal? Cometeu alguma não conformidade?

Para que tudo saísse airoso destas situações, qual o procedimento do senhor presidente e dos técnicos ao levarem à Direção o processo?

Sem comentários: