AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Bispo de Viana do Castelo defende que a profissão da fé cristã deve estar entre os critérios de uma instituição da Igreja na hora de contratar funcionários para os seus quadros.

O Bispo de Viana do Castelo defende que a profissão da fé cristã deve estar entre os critérios de uma instituição da Igreja na hora de contratar funcionários para os seus quadros.
D. Anacleto Oliveira defendeu esta posição numa intervenção em Arcos de Valdevez, durante as comemorações dos 25 anos de actividade do Centro Social e Paroquial do Vale, intervindo sobre a "Espiritualidade do Idoso" durante a qual explicou que, de todas as fases da vida de uma pessoa, a "terceira idade" a que "mais precisa de Deus".
O Prelado até admite que a sua proposta "choque" algumas pessoas, mas casas como estas, com especificação cristã, não podem deixar de "falar" de Deus aos seus utentes, de todas as formas, das mais tradicionais que a Igreja utiliza, até ao contacto pessoal testemunhal. Por isso, não podemos ter gente que não seja capaz de contribuir para esta oportunidade de abertura ao transcendente.
Falando a partir da Bíblio, "cada um fala daquilo que sabe", D. Anacleto fez uma abordagem ao significado de "Espírito", para falar da "energia vital" exterior ao homem, particularmente daquela que vem do Deus da vida, assinalando que "a morte entregar-se de novo a Deus".
Referindo que "precisamos disto em todos os tempos", reconhece que nas situações em que a vida material se torna mais frágil, "espontaneamente, recorremos mais a Deus". O idoso, depois de já ter passado pela fase da "plenitude das suas forças", vive um tempo em que a dependência se torna mais presente e o leva a "redescobrir" Deus. Face à vida que na sua materialidade se vai aos poucos é mais natural recorrer Àquele que é a fonte da vida.
Um Centro Social Paroquial tem esta missão de "dar Deus", "é dever primário transmitir Deus" nestes espaços, referindo que é neste particular que as instituições cristãs se distingem das outras. "É desumano não oferecer Deus, nem preparar a pessoas idosa para enfrentar o momento da morte", disse o Prelado que falou, ainda, da dimensão comunitária da vida na instituição como espaço de vivência da fé e da caridade.
Mas também "Deus precisa do idoso", disse D. Anacleto referindo-se às manifestações de fé de que dão testemunho estas pessoas, "já para não falar do papel dos avos na educação da fé dos netos". Nos tempos em que a humanidade criou a ilusão de que pode viver sem Deus, os avós "pela caminhada de fé que já realizaram, muitas vezes mais profunda que os próprios filhos, tronam-se nos maiores transmissores da fé".
O Bispo vianense, aludiu aos esforços a que "estão obrigadas" as instituições sociais ligadas à Igreja para que nem a comunidade nem as famílias se sintam desligadas do tempo de vida dos mais idosos, avdertindo para o esforço a fazer na aproximação e no continuar da relação.
Neste seminário sobre o "Envelhecer", além da participação de muitas instituições do concelho dos Arcos de Valdevez, participou Daniel Serrão cuja intervenção versou sobre as "Perdas e Ganhos da Idade Sénior".                                                   de Paulo gomes in NV

Sem comentários: