AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 10 de junho de 2012

S. Teotónio e os seus milagres e Viana Cultural

S. Teotónio e os seus milagres

Viana Cultural, uma revista mensal cheia de conteúdo tanto de texto, como de cor. É sempre muito agradável à procura das coisas que para muitos passam ao lado e, como desta vez, não podia falhar o tema de S. Teotónio, padroeiro da nossa diocese.
O autor investigou largo tempo  e começou a escrever sobre tudo o que descobriu de S. Teotónio. Chegou à conclusão que depois de canonizado não terá feito mais milagres...
A meu ver é algo de somenos importância. No tempo da sua canonização foi o suficiente. Depois ninguém mais esteve à procura deles(milagres) para registo. Encerrou-se o processo e acabou. Acontece isso, nos nossos afazeres, hoje.
Canonizado é possível que muitos devotos anónimos se tenham dirigido, suplicando ao santo uma graça, um milagre e até o tenham obtido, mas não houve, naturalmente o cuidado de registar, de comunicar, de publicitar, etc...Ninguém se terá preocupado com isso! ... Por esse motivo, nada mais consta segundo o autor.
Não me dei ao cuidado de procurar saber, mas, para mim o mais importante é saber que :
1º- Foi declarado pela Igreja como Santo;
      Que é o primeiro santo português. Naturalmente antes dele , depois  houve outros santos que não chegaram a ser declarados...como hoje.
2º - A tradição assim o tem.
3º - Existem esculturas dele desde logo para ser honrado nos altares...
4º - Para que haja milagre é preciso fé e é preciso que alguém com fé se lhe dirija...não com uma fé qualquer, mas com uma fé daquelas "que fazem mover montanhas"
































Esta minha modesta opinião, e sem mais, é apenas uma achega ao artigo muito bem elaborado e com autoridade, mas é preciso recorrer aos tipos de processos do tempo e ao evoluir da devoção a este santo, devoção popular ou oficial.
Neste sentido ele é o Padroeiro da diocese de Viana e o primeiro Santo Português com ou sem intervenção política,  até porque podia ser tudo ao mesmo tempo.

Sem comentários: