AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Ser Padre é ser Pai!...



Ser Padre é ser Pai!...


O padre é pai. E o pai não é proprietário dos filhos. Patrão e pai são coisas diferentes. O patrão pode não ser pai e também não é só por si dono e proprietário porque tudo tem em vista o bem comum.
“O padre não é dono da Paróquia” afirmou D. Anacleto Oliveira na Ordenação do padre Bruno Barbosa, no passado domingo.



Esta é a verdade dos factos que D. Anacleto explicou, mas não disse, a não ser que perdesse a minha concentração que a Paróquia também não é dona, nem patroa dos párocos. Isto é: queremos este e não aquele. O padre não é um objecto, não é algo que se escolhe. O Bispo não é o dono da Diocese, nem a Diocese dona ou proprietária do Bispo.
O Bispo ou o Padre são dons de Deus como a vida de cada um de nós e da nossa própria vocação à qual cada um aceita ou não o chamamento a ser isto ou aquilo.
Só Deus é o Senhor da Vida e da Vocação, por isso, a vocação é uma missão de Deus.
A propósito do Bispo ou do Padre estes são enviados que vão e vêm, vêm e vão. São missionários. Não podemos estar presos a nada, enquanto vivemos e temos que estar sempre à disposição de Deus que através dos oráculos do Senhor, que é o proprietário em absoluto, podem estar sujeitos a este vai e vem, ou vem e vai, por mais santos ou mais generosos que cada um de nós possa ser.
O que se diz a propósito do padre e do bispo, diz-se do leigo que, enquanto comprometido na Igreja, deve estar sempre disponível a pegar e a deixar, sempre fiel à vontade de Deus até para voar para o Além.


O Bispo frisou que na oração descobrimos com mais eficácia o discernimento do nosso modo de estar em igreja. AC

Sem comentários: