AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 25 de janeiro de 2020

A Felicidade

A Felicidade
Outro dia li num jornal dos nossos órgãos de comunicação social que um sacerdote deixou de exercer o seu ministério e agora casado vive a felicidade.
Ora a felicidade vem de casar ou deixar de casar? Há tanta gente solteira por opção homens e mulheres que são tão felizes como os que se encontram bem casados.
Há os que fazem opção pelo celibato e são tão ou mais felizes que muitos casados.
A Felicidade não está no ter, mas no ser. E o ser tem de ser estável, duradouro com satisfação, equilíbrio físico e psíquico. É um estar bem consigo mesmo e com os outros. É Amar e Amar é estar ao serviço dos que mais precisam e dos que menos precisam. Este Amor é abrangente e faz transformar os sofrimentos e as inquietudes em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até há alegria forte, intensa vivida com júbilo. A Felicidade é um bem-estar espiritual, a paz interior…
Não há nada que faça feliz a humanidade porque a felicidade é um caminho para lá chegar. A felicidade, a humanidade só a encontrará quando a nossa natureza chegar ao limite da sua vida neste mundo para continuar no Além, na vida do Eterno, do Absoluto, do Transcendente, do Criador…
Só é feliz quem encontrar a alegria na alegria dos outros ou fizer feliz alguém que sofre. A alegria de fazer o bem, é o grande e único caminho para a felicidade verdadeira quando a sentirmos com o coração de um Deus feito Homem.
Cada dia que passa é um caminho de felicidade, é uma vida inteira. Cada passo que damos nunca será inútil se temos a certeza que agimos à procura da mesma, isto é, do Amor. A Felicidade não é do que “temos nos bolsos”, mas do que temos no coração, nas nossas cabeças tenham mais ou menos cabelos a cobri-la.
Não creio que a felicidade dependa só do casamento, mas depende do que está no nosso cérebro adulto e maduro porque senão pode ser um fogo-de-vistas.
Caso contrário, somos mais desperdícios da nossa vida egoísta, individualista, materialista e que foge à realidade, ao suficiente e perdemos a felicidade, este sentimento simples que o deixamos perder sem nos apercebermos. Só depois, se tivermos a desilusão de uma felicidade mal vivida porque não nos entregarmos com amor e gratidão pelo dom que dia a dia nos é dado não é dado por Deus.
Voltando ao que me levou a escrever este arrazoado de coisas, de princípios pelos quais, eu penso, que a felicidade tem que passar. Não podemos dizer que por mudança de estado de vida se é feliz. Feliz é aquele que sabe sentir-se bem com o pouco ou o muito, gozando muito pouco que temos e dizer Bom-dia em cada nova manhã.
Ouve-se dizer que é bom rir e passar tempo a rir para a vida; não é porque o rir venha trazer por si a felicidade, mas é porque a alegria com mais ou menos riso é um caminho para a felicidade.
Às vezes a gente procura uma coisa longe quando ela está nas nossas mãos.
Para Mahatma Gandhi a Alegria está na luta, no sofrimento envolvido, mais que na vitória propriamente dita.
Mas como é que alguém reconhece a alegria se nunca passou pela tristeza?
Está a Felicidade naquilo que é o Amor que faz comunhão com o respeito, solidariedade, partilha, compromisso, compreensão, tolerância, liberdade, perdão e seriedade para com o outro e, ou com os outros.
Seja feliz de modo a que não precise de mudar de rotina pelo que os outros o pressionam, mas simplesmente vive de acordo com o seu modo de viver.
A minha alegria é fazer feliz quem se encontra triste, ou sofrendo com quem sofre; habituamo-nos a “arrumar os nossos cabelos: porque não o coração? – Fazemos todos os dias…
O Segredo da nossa felicidade não está em procurar “as borboletas mas cuidar do jardim para que as borboletas venham” até nós, como dizem os brasileiros.
Provará, por si, porque todos os conselhos podem falhar, mas a verdadeira e autêntica felicidade, sempre com um objectivo muito claro, encontrará a felicidade fazendo cada dia o bem que deve, para, sentindo o dever cumprido se sinta em cada dia alegre e feliz.
Não esqueça que a Felicidade é algo que tem de fazer, servir algo que precisa e algo que esperar como dizia Aristóteles.
Isto é, ser cristão. Se a felicidade de um amigo nos deleita, enriquecemos. Não nos vai tirar nada, caso contrário, essa amizade não existe, é falsa, e se, aos olhos dos homens podemos enganar os outros, não enganaremos aos olhos de Deus Pai.

A. Coutinho

Sem comentários: