AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 18 de junho de 2011

EUCARISTIA --- CORAÇÃO DA COMUNIDADE ---- ACÇÃO DE GRAÇAS

A Eucaristia é o coração da comunidade, por isso não há comunidade cristã sem eucaristia.


É cristão? Então participe na missa da sua comunidade.


Horários:Semana 8:30H e 18:15H; a missa de sábado à tarde serve para cumprimento do domingo às 8H na Abelheira; 9:30H e 11:00H na Igreja, missa da catequese e às 12:00H livre para os jovens. A vida cristã é pessoal e comunitária. Comunitária sem ser colectivista e pessoal sem ser individualista. Comunidade e pessoa = pólos de corrente. Dinâmica de amor e de comunhão.

A fé trinitária devia criar em nós uma atitude não só de tolerância, mas de aceitação positiva das diferenças, porque na sua mais íntima essência, o Deus, dos cristãos é um Deus diferente, um Deus rico em diferenças, e cheio de compaixão.

A maior intensidade de vivência deste vínculo é a eucaristia, daí a necessidade de participar normalmente na comunidade que me apoia e me ajuda a viver a fé cristã.

O Espírito faz-me congregar, transformar, aprofundar, dar força, coragem, alegria, paz, paciência, fidelidade, etc…

Somos comunidade paroquial e a eucaristia não esgota toda a actividade e toda a missão da comunidade cristã.

Requer partilha de mentalidades, de métodos diferentes, critérios opostos divergentes numa grande comunidade de amor apesar dos conflitos como surgiram em Jerusalém, e os recordamos não por si mesmos, mas pelo que a nível de consciência da dimensão comunitária da fé, do dinamismo, pela opção duma comunidade dinâmica, em movimento e a crescer.

O futuro duma comunidade paroquial como a nossa dependerá da dinâmica que imprimirmos no presente,não só no que fazemos, mas também na vida espiritual que impomos nós próprios. Os nossos actos isolados, como umas ilhas, pequenas ou grandes, ainda que sejam muito bons, podem não chegar ao Alto. Só o Espirito fortalece a Comunidade, pelo que também não há corpo sem alma que está cadáver, também o espiritualismo isolado do mundo e da vida real é capaz de ser diabólico.

Sem comentários: