AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Orientações para o próximo ano pastoral da Paróquia de Nossa Sª de Fátima- Viana

Orientações para

a pastoral

paroquial

2011/2012






Visão: Uma comunidade no Senhor Jesus Cristo que reconhece e aceita a diversidade na família Paroquial.






O Pároco encoraja cada paroquiano especialmente os jovens para o compromisso activo.












- Prestar serviços aos pobres, aos idosos, às crianças abandonadas às crianças em ATL, às crianças pré-primário, aos doentes, ao domicilio e solitários.Tema:Energia sustentável para um velhicecimento de qualidade


Vamos ajustar às orientações da diocese










 
1. Objectivo geral


- Promover a melhoria da co-responsabilidade laical no seio da comunidade paroquial.


Se, pela condição de baptizados, todos somos Igreja e por isso mesmo co-responsáveis pela sua construção e vitalidade, tal co-responsabilidade aumenta naqueles que militam nalgum dos seus movimentos, tornando-se desse modo no rosto visível e actuante face à própria comunidade e ao mundo envolvente. Daí a importância que a dinamização dos movimentos e obras paroquiais, como organismos vivos e activos, assuma na revitalização de uma comunidade paroquial. Aos organismos e membros que os integram compete uma responsabilidade acrescida na vida da própria comunidade paroquial.










2. Procedimentos estratégicos


- Partindo do tema do ano pastoral (a indicar oportunamente), formulação de objectivos direccionados para a melhoria da co-responsabilidade no seio de cada movimento.


- Realização de reuniões e de convívios no seio de cada grupo, fomentando a reflexão, a interacção e o sentido de pertença.


- Participação generalizada dos membros do movimento nas principais solenidades da vida paroquial: missa dominical, Natal, Semana Santa e Vigília Pascal, Festa da Padroeira, Todos os Santos (benfeitores da paróquia), Imaculada Conceição (aniversário da paróquia), Peregrinação a Santa Luzia…












- Criação (quando ainda não houver) e celebração do dia do movimento, constando no programa geral da Paróquia para facilitar a comunhão.


- Envolvimento do organismo na celebração do Mês de Maria, de modo especial no dia que lhe vai ser atribuído, de acordo com o calendário a definir pelo pároco para a celebração do mês mariano.







-










 Participação na Missa de Quinta-feira Santa na Sé, Pentecostes, Corpo de Deus, noutras celebrações a que preside o Bispo na Sé, na festa de N. Sra. do Carmo e na Procissão da Senhora da Agonia.



 

Sem comentários: