AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 9 de julho de 2011

Seminário Passionista, em Barroselas- Viana- Passionistas em Portugal

Um rico calendário foi publicado para este ano.

















A Congregação da Paixão de Jesus Cristo, também chamada dos Congregação da Paixão é uma congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana. Seu nome latino é Congregatio Passionis Iesus Christi , o que determina sua sigla: CP. Em Portugal são conhecidos como Missionários Passionistas. A congregação possui um ramo sacerdotal e um ramo leigo. Os Passionistas são um grupo de cristãos, sacerdotes e leigos, que vivem em comunidade fraterna, dispostos a anunciar aos homens e às mulheres do nosso tempo o Evangelho de Cristo. Esta comunidade de vida apostólica foi fundada por São Paulo da Cruz (ou Paulo Danei) em Itália, no ano de 1720. O Fundador descobriu na Paixão de Jesus Cristo "a maior e a mais admirável obra do amor divino" e a revelação do poder de Deus que elimina a força do mal com o dinamismo da Ressurreição.




Paulo da Cruz confiou aos seus seguidores a tarefa de anunciar aos seus contemporâneos o amor de Deus por cada pessoa, manifestado na Paixão e Morte de Cristo e tornado vitorioso pela Ressurreição.



Os Passionistas comprometem-se, através de um voto especial, a promover a memória da Paixão de Cristo (Memoria Passionis) com a palavra e com a própria vida. Procuram fazê-lo, sobretudo, com a pregação e com a sua presença junto dos pobres e dos marginalizados por qualquer razão; enfim, junto de todos os "crucificados" da actualidade.



Outra característica importante dos Passionistas é a vida comunitária. Na comunidade Passionista tudo é comum e a mesma dedica um grande espaço de tempo à oração e à contemplação. Os Passionistas são, por assim dizer, contemplativos activos; ou seja, unem de modo criativo a contemplação com a sua actividade pastoral.





Casa das Irmãs Passionistas em Colombo, (município da Grande Curitiba), Paraná, Sul do Brasil.Actualmente, são mais de dois mil, estão presentes em 56 nações dos cinco continentes. São governados por um Superior Geral, eleito para um sexénio, tendo como ajuda um Conselho formado por seis Consultores, representantes das várias áreas geográficas. A Congregação divide-se territorialmente por Províncias, Vice-Províncias e Vicariatos, consoante o número de religiosos existentes em determinadas áreas. Actualmente encontra-se em processo de reestruturação, e portanto, à experiência, criaram-se novas estruturas organizativas, formando aquilo a que se chamou "Configurações", tendo passado a Província Portuguesa a pertencer à "Configuração de Jesus Crucificado".



Nos dias de 18 a 21 de Abril de 2006, os Missionários Passionistas de Portugal estiveram em Barroselas-Viana do Castelo em Capítulo Provincial. Estes dias de encontro fraterno destinaram-se a programar o próximo quadriénio (2006-2010). Novos desafios se apresentaram e os Passionistas portugueses tentaram achar a melhor solução para eles. Para além de todos os religiosos portugueses, esteve presente o Superior Geral (que está em Roma e lhe está confiada a Congregação a nível mundial), assim como o Consultor para a Península Ibérica. Deste Capítulo Geral saíu um novo Conselho Provincial: Superior Provincial: P. Laureano Alves Pereira; 1º Conselheiro: P. José Joaquim Queirós de Sá; 2º Conselheiro: P. Paulo Gomes Ferreira de Sousa.



 Fonte "Passionistas em Portugal Wikipedia

Sem comentários: