AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Saberes e sabores, Agência Ecclesia

Saberes e sabores

A expressão "encontro de saberes e sabores" foi oferecida a um auditório que procurava experiências de salutar convivência entre pessoas diferentes, na cultura, etnia ou religião. Não quis traduzir resultados de análises labo­ratoriais ou criações em ambientes de estufa, concebidos e produzidos de acordo com a medida final, o modelo pretendido.
Em causa estão contextos sociais frágeis, em freqüente conflito, que encontram na vontade e na criativi­dade de poucas pessoas o segredo para o oásis de relações construtivas e pacificadoras.
Hoje, como outrora, multiplicam-se narrativas em torno de profundos saberes e bons sabores. Descobrem- -se, por muitas esquinas, pessoas e acontecimentos que geram paixão salutar, criam ambientes de concórdia e oferecem energia a projetos trans­formadores.
Dias de oração pela unidade dos cristãos, por exemplo, antecipam a convivência entre seguidores do mes­mo Mestre; são luz ao fundo de um túnel que passa por entre séculos de divisões e ultrapassa obstáculos de mão humana.
A reunião da criação artística em torno de projetos como Guimarães 2012 é outro momento favorável de reunião e de receção de "coisas belas", que possibilita a transformação urbana e o preenchimento da pessoa segundo critérios de beleza.
A referência sociocultural dessa pos­sibilidade de encontro com saberes e sabores é, neste caso, um contexto improvável: um bairro a merecer constantes reservas e distâncias, Bela Vista, em Setúbal, e cidadãos desco­nhecidos, diferentes, alguns tirados das margens e quase todos envolvidos na condição migrante.
Se é certo que condicionalismos sociais e sobretudo econômicos de­terminam as migrações, a atenção a fatores culturais, ao sabér de todas as pessoas e à criatividade adormecida permite encontros regeneradores de tecidos de si muito frágeis.
Neste caso, as lideranças de um bair­ro, nomeadamente as religiosas, a atenção à história de cada pessoa, a ajuda e
sobretudo o atendimento a muitas angústias tem sido ocasião de transformação de cenários de conflito em
descobertas surpreendentes de sa­beres e sabores. Afinal, eles subsistem em todas as pessoas.                                                                   Dr. Paulo Rocha


Sem comentários: