AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Santo Aginha, "padroeiro dos ladrões"- Arga de S. João- Caminha-no calendário do rito bracarense era celebrado em Fevereiro ou Março

Um apontamento encontrado manuscrito no meio das minhas  coisas velhas... 





























1.       O carreteiro manhoso
             Levava uma sachola
             Vibrou-lha pela cabeça
             Que lhe mergulhou a tola

2.                  Morrerás às minhas mãos!
             Morrerei, diz, sem se irar,
              E pondo-se de joelhos,
              Pede-lhe que o deixe orar

                   E o ladrão impaciente
                   Como era repelente
                   Manda oração abreviar
              



A salvação para mim
Já ninguém ma pode dar
De criança fiquei só
E vivi sempre a roubar

Pois logo no outro dia
Naquele mesmo caminho
Aparece um carreteiro
Com uma pipa de vinho

Como tens aqui andado
Nesta serra a roubar
Agora segues pedindo
Que todos te hão-de ajudar.

 A quem se refere?

Talvez a Santo Aginha, santo popular. Vivia a roubar os que passavam na serra de Ponte de Lima para Caminha, convertido por monge beneditino.

Sem comentários: