AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

São Martinho da Gandra homenageia pároco- Padre Dr.José António Araújo de Freitas, doutoramento: Centros sociais paroquiais, redes de comunicação e cooperação, contexto institucional e social














Foto

 na Missa Nova

José Antônio Araújo de Freitas nasceu em Bravães-Ponte da Barca onde frequentou a Escola Primária. Depois frequentou doze anos os Seminários Diocesanos de Braga tendo concluído o Curso Teológico, em Braga.

Ordenado sacerdote em 09/07/1972.

Pároco de Azias (c. Ponte da Barca), de 1972 a 1981. De 1972 até á criação da Diocese de Viana do Castelo foi também pároco de Gondomar (c. Vila Verde) e capelão de Santo Antônio Mixões da Serra.

Em Braga, de 1981 a 1987. Nesse período, foi dois anos pároco substituto de Semelhe (c. Braga) e de Gondizalves (c. Braga) e, depois, colaborador na Igreja dos Terceiros (cidade de Braga).

É pároco de S. Martinho da Gandra, desde 1987.

Depois de uma passagem pelo Colégio D. Diogo de Sousa, foi ordenado sacerdote, em 1972, por D. Francisco Maria da Silva, então arcebispo de Braga. Licenciou-se na Universidade Católica Portuguesa onde concluiu o Curso Filosófico-Humanístico, em 1982, na Faculdade de Filosofia. Fez o Estágio Pedagógico em Português e Latim (Profissionalização em Exercício), numa Escola Secundária, em Braga, de 1982-1984. Especializou-se em Administração Escolar-tendo obtido o Diploma de Estudos Superiores Especializados, no ISET- Porto (Instituto Superior de Educação e Trabalho), onde defendeu a sua dissertação em 1998. Licenciou-se e depois fez o Mestrado em Ciências da Educação tendo defendido a dissertação de Mestrado na Universidade Católica, em Braga, em 2006. Fez o Doutoramento em Ciências Sociais e especializou-se em Sociologia tendo defendido a tese de doutoramento na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em 24 Maio de 2011.

da Gandra

homenageia pároco




A comunidade paroquial de S. Martinho da Gandra, arci- prestado de Ponte de Lima, promove, este fim de sema­na, uma homenagem ao seu pároco, o padre Antônio Araú­jo de Freitas, por ocasião dos 25 anos de exercício pasto­ral do sacerdote naquela co­munidade.



No sábado, dia 11, o aconte­cimento fica assinalado numa "lápide" que será descerrada pelas 11 hOO.
De seguida, serão apresen­tados dois livros da autoria do padre, encerrando este mo­
mento com uma sessão de autógrafos.
O padre José Antônio Araú­jo Freitas vai apresentar, pu­blicamente, uma obra decor­rente da sua tese de douto­ramento na Universidade Fer­nando Pessoa, que aborda a realidade dos centros sociais paroquiais.















Na outra obra, o autor, fa­zendo história da vida da co­munidade, apresenta o percur­so realizado nas últimas déca­das. No domingo, a homena­gem ao padre Freitas, como popularmente é conhecido na­
quela comunidade, conta com a presença do bispo diocesa­no, D. Anadeto Oliveira.
Durante a celebração, a par­tir das lOhOO, presidida pelo bispo, terá lugar a tomada de posse "in solidum''dos padres José Antônio Araújo de Freitas e José Lopes Moura, das co­munidades vizinhas de San­ta Cruz do Lima e São Tiago de Gemieira, sendo o mode­rador do serviço pastoral o padre Freitas. Participam os Conselhos para os Assuntos Econômicos das três comu­nidades.











No final da celebração será feita uma «evocação do pa­pel pastoral, social e cultu­ral» do sacerdote, nascido em 1948.
Natural de Bravães, arcipres- tado de Ponte da Barca, José Antônio Araújo Freitas foi or­denado presbítero em 1972, na Apúlia - Esposende, após o percurso de estudos nos Se­minários de Braga.
Antes de tomar posse em S. Martinho da Gandra, a 27 de janeiro de 1987, paroquiou em Azias (Ponte da Barca) e Gondomar (Vila Verde).




Sem comentários: