AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 3 de março de 2012

Cordenadores da pastoral de uma paróquia: Duarte-Evangelização, Cristhofer- Liturgia e j.Lima pela social


Esta intervenção de

D. António Couto

veio corroborar

 algo que defendemos

 para esta Paróquia

 e que já estamos

 desde o princípio

do ano a dar

 os primeiros passos

 cujos resultados

 serão apreciados

no Cnselho Paroquial

 de Pastoral.





jorge Oliveira e  Avelino Lima, in DM

D. António Couto desafiou, ontem, os agentes pastorais da Arquidiocese de Braga a «revestirem-se verdadeira­mente» de hábitos diaconais, de serviço, e nunca de hábi­tos patronais.

«Nós não podemos dar or­dens, porque somos extraor- denados, a grande ordem vem de Deus. Então, a nos­sa vida não pode ser ordiná­ria, tem que ser extraordiná­ria. Nós não podemos ser ba­nais, temos que ser extraor­dinários naquilo que faze­mos», disse.

O Bispo eleito de Lamego, ex-bispo auxiliar de Braga, falava na qualidade de con- ferencista no encontro do Dia Arquidiocesano do Coor­denador, alusivo ao tema "Coordenar para a Missão", que se realizou no Auditório

Vita, com a participação de cerca de 400 agentes pasto­rais diocesanos com funções de coordenação.

Referindo que o amor ver­dadeiro, puro, vem de Deus, D. Antônio Couto convidou os coordenadores presentes (comprometidos na cateque­se paroquial, pastoral juvenil, conselhos econômicos, conse­lhos pastorais) a colocarem a ordem vinda de Deus a fun­cionar com a «máxima sim­plicidade», numa missão de «serviço».

«Importa dizer sempre "Eis- -me aqui!", só assim seremos bons ordenadores», indicou o prelado, declarando que os agentes pastorais devem estar predispostos a receber ordens de Deus, mas também dos seus irmãos.

«Estar ao serviço do outro não é mandar, é ser extraor- denado, ou seja, não se pode pensar que estamos para man­dar, mas que estamos para ser­vir», frisou.

Para reforçar a ideia, o pre­lado recorreu mesmo a um pensamento de Gandhi, trans­mitido a um missionário ca­tólico, segundo o qual «uma vida de serviço e com a má­xima simplicidade é a melhor pregação».

Na segunda parte do en­contro, o padre José Correia Vilar falou da espiritualidade própria do coordenador.

O Dia Arquidiocesano do Coordenador é uma organi­zação da Comissão Arquidiocesana para a Educação Cris­tã, em que estão envolvidos três departamentos: o De­partamento Arquidiocesano da Catequese, o Departamen­to Arquidiocesano da Pastotar Jovens e o Departamento Arquidiocesano da Formação Cristã de Adultos.

Trata-de um encontro anual, de formação, não forma­ção intelectual, mas formação no encontro, na oração e na reflexão, para ajudar os coor­denadores a compreenderem e a executarem melhor a sua missão em Igreja, explicou o vigário episcopal para a Edu­cação Cristã, o padre Luís Mi­guel Rodrigues.

O Dia Arquidiocesano vai na terceira edição. A primei­ra edição, em 2010, foi dedi­cada só à catequese.

Sem comentários: