AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 30 de março de 2012

Antiga casa Rodrigo de Abreu

Antiga casa Rodrigo de Abreu

A casa em que hoje vive o Sr. Cerqueira, n.º 605, a pessoa mais antiga que lá viveu foi o Rodrigo de Abreu, grande homem, foi em África o braço direito do Norton de Matos. Era casado com a D. Geminiana Branco, que na altura trabalhava em artesanato regional, o qual só ela podia mandar para o estrangeiro porque tinha tudo registado e muito pessoal a trabalhar por conta dela.

A casa em que vive a D. Isaura, a pessoa mais antiga que lá viveu foi a D. Ventura, esposa do Sr. Viana, chefe da estação do caminho-de-ferro, não tinham filhos e como tivesse acontecido no Douro uns pais aparecido mortos num quarto, intoxicados com um candeeiro de petróleo, ele mandou vir esses dois órfãos e ele meteu nos caminhos-de-ferro o António Marques, que viveu toda a vida na Bandeira e onde casou. Era o Sr. Marques, já falecido. A irmã, a Sra. Clementina, foi educada pela D. Ventura e mais tarde toda a fortuna, ela e o Monsenhor Corujo. Depois a Clementina vendeu ao Cajeira, morreu-lhe a mulher sem ter ainda geração e a família da mulher, irmã do Nicanor, buscar ½ da fortuna. Depois vendida ao Capitão Mendes…

Na escola normal, vivera lá o Capitão Dantas de Barros, casado com D. Ilda, naturais de Paredes de Coura, ela ainda é viva e reside em Vila Nova de Cerveira com o sobrinho que ela criou, que trabalha no Hospital da vila, casado com uma senhora  da família das xabecas.

Descrição por um antigo na Bandeira encontrada num apontamento

Sem comentários: