AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 31 de março de 2012

Matemática, aritmética do ensino básico de 1958

1.120.220.320,20 euros

Quem sabe ler este número?

Na escolinha primária aprendi a ler, a professora trabalhava e tinha sempre gosto em levar os alunos mais longe do que era necessário, assim como :Um bilião  cento e vinte milhões e  trezentos e vinte mil escudos  e vinte centavos. Nessa altura não eram euros, eram escudos.

A matemática ensina-nos a conhecer as classes das unidades: unidades, dezenas, centenas.

Depois vinham as classes dos milhares: dezenas de milhares e centenas de milhares.

Classes dos milhões: dezenas de milhões, centenas de milhãos;

Classes dos biliões: dezenas de biliões e centenas de de biliões,

Fiquei a saber o que era a prova dos nove e a prova real.

Operações, frações, números inteiros, casas decimais, etc

Hoje lê-se em linguagem dos milhões : mil cento e vinte milhões, duzentos e vinte mil , 320 euros e 20 cêntimos, OU, simplesmente, um mi e cento o vinte milhões.

Faltam as classes dos triliões e por aí fora….
Mas já viram que acabou? ...agora a classe das unidades passou para os milhões sem autorização prévia por quem de direito!....


Sem comentários: