AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Ainda a Masseira



Uma masseira grande para maçar algumas rasas de farinha para fazer pão. Esta masseira quer dizer que ali à beira havia um grande forno. A massa que se vê preparada é possível que não vá além de duas rasas.
Depois de bem amassado com as mãos, os braços e os dedos, isto é, espremer a massa com as mãos até fugir por entre os dedos havia que juntar à massa o fermento, um bocado de massa que fica de outra anterior. Tudo pronto ficava a massa a levedar. Em algumas regiões era um serviço dado aos homens, mas não tinha significado até porque noutras eram as mulheres e o pão era bom na mesma. O que se estava a fazer neste momento era tirar massa para servir de fermento no trabalho seguinte. Utilizavam-se a pá pequena de madeira que ajudava a andar com a massa e uma pá férrea para limpar a madeira. No final se faziam três cruzes em cima daquela massa  e se dizia a seguinte oração: são Vicente te acrescente, são Mamede te levede e são João de faça pão em louvor de Deus e da Virgem Maria. Era rezado um pai-nosso e uma ave-maria.
         Este trabalho era para qualquer pessoa que entendia o trabalho e quando eu tinha 11 anos já fazia este trabalho para me adiantar à mãe que sabia que havia de chegar para fazer este trabalho.

Sem comentários: