AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

AS TALHAS DE AZEITE


AS TALHAS DE AZEITE

As Talhas, bilhas de azeite era o vasilhame utilizado para guardar o azeite. Eram vasos em cerâmica vidrada para melhor perseverar melhor o fruto da oliveira tão necessário na alimentação. Hoje, há meios para fazer azeite de outros frutos cada um com as suas propriedades muito diversificadas e mais ou menos úteis à saúde.
O fruto da oliveira é o alimento antigo e clássico da culinária de hoje, regular nas dietas dos nossos dias e presente em toda a parte nas cozinhas. Além dos benefícios para a saúde, o azeite é um aditivo natural que dá à comida um sabor e aroma especiais.
Esta árvore já existia 3.000 anos A. C. e uma existente no Horto das Oliveiras é-lhe atribuída hoje a idade de 3 000 anos, portanto já existente no tempo de Cristo, conservada por acompanhamento técnico.
Este óleo, como se apresenta este produto da oliveira foi muito usado desde a época pagã a favor dos deuses e muito explorado na Bíblia pela religião monoteísta e continuou antes de Cristo e depois de Cristo nas unções e, não é por acaso que o ramo de oliveira, é o símbolo da paz.
O azeite é o produto mais exportado de Portugal, pelo menos o primeiro e, no fabrico, nos lagares do azeite, os azeiteiros, podem conforme o trabalho expresso qualidades das azeitonas
podem produzir diferentes tipos de azeite com mais ou menos acidez, mais fino ou menos.
Para além disso, no azeite, por pouco tempo para não ganhar ranço eram conservados os chouriços, mas o azeite ficava também rançoso e com mais acidez. Assim foi...pelo menos assim conheci...
Estas talhas foram usadas para guardar azeite e podemos ver a diferença, no exterior, das próprias talhas os efeitos corrosíveis do próprio azeite nas respectivas bilhas.
Normalmente estas talhas eram guardadas nas adegas perto dos pipos ou dos tonéis de vinho. Também em alternativa onde eram guardadas as salgadeiras e cereais.


Sem comentários: