AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Lavar um sobrado ou o soalho






Dois caixotes de assentar os joelhos para se esfregar o sobrado, o soalho, o chão, de madeira de pinho, carvalho...O caixote facilitava o trabalho porque este era feito de joelhos e evitava de os molhar, molhar roupa. Um tem asa e outro não. A asa ajudava a movimentar o caixote, normalmente, ao recuo, pois ia-se lavando e recuando do lavado para o sujo. Água, escova de (piacá) piaçaba e sabão amarelo. Foi coisa que me passou pelas minhas vivências de criança. Gostava de dar à minha mãe a alegria de chegar do campo a casa com as jornaleiras e ter almoço feito e casa lavada.

1 comentário:

José disse...

Senhor:

Estou a fazer uma espécie de monografia para uma zona da Beira Baixa.
Gostava muito de saber qual o nome que davam a este equipamento.
Será que me pode dizer?

Cumprimentos,
José Ferreira