AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

"A tirada das batatas"






Estas mulheres de Dem andavam a apanhar batatas. Entre as batatas semeadas punham alinhamentos de couves. Por isso entre as couves que se vêem, elas lá andam de sachola na mão a procurar levantar a terra e por vezes lá cortavam uma batata porque não as viam. a não ser o pé que levava aos tubérculos.

Não era um trabalho fácil sobretudo porque passavam todo o tempo com o corpo quase em ângulo recto e, depois, para juntar os frutos faziam flexões com o corpo todo o tempo. Às vezes este trabalho juntava familiares, vizinhos, amigos e jornaleiros e alguma folia cantando, matando a sede com vinho, mas mais comum a água com limão. Na hora da merenda lá iam juntar-se à sombra para junto de um cesto, ou alcoviteira, ou até um a condessa onde era transportado azeitonas, ovos cozidos, pataniscas, chouriço, pão boroa, eu sei lá...O que cada podia em quantidade e qualidade. Era o momento mais agradável e havia que andar porque era preciso acabar o trabalho.

Sem comentários: