AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 18 de julho de 2020

A Dra. Teresa Barroso e o Centro de Dia


O meu testemunho
Foi por conhecer a dinâmica do Sr. Pe. Coutinho nas muitas actividades desenvolvidas na paróquia de Nª. Srª de Fátima, em prol da Solidariedade e bem estar social, que, quando convidada para ajudar na dinamização do "Centro de Apoio a Cegos" aceitei de bom grado.
Foi no contacto com cegos e amblíopes, na sala de convívio e trabalho, a eles destinada e equipada com material adequado, que senti pela primeira vez as dificuldades que lhes são impostas no seu dia a dia, pois a sociedade não está ainda preparada e motivada para a sua real integração. As dificuldades surgem nas mais pequenas coisas, que nos passam despercebidas como sejam a colocação de placards de propaganda comercial, espalhadas pelas ruas dificultando ou criando mesmo obstáculos à sua mobilidade.
A sala com equipamentos, informáticos especificos e outros, continua a ser frequentada por diversos utentes, que aí têm desenvolvido trabalhos interessantes.
Outra das valências que comecei a visitar com mais frequência foi o "Centro de Dia", na tarefa de orientadora de um grupo de estagiárias do Curso "Técnicas Aplicadas aos Serviços Pessoais e à Comunidade" promovido pela A . E. V. C.
Ao contactar agora com pessoas idosas, senti o quanto é bom para eles, existirem locais de convívio como este, onde, após uma vida de trabalho, possam durante o dia conviver, tomar refeições e desenvolver actividades que os mantenham activos, interessados, acompanhados, e não em solidão, dando-lhes um novo objectivo de vida.
No Centro de Dia vive-se o dia a dia com alegria, as funcionárias dão o melhor que podem e os voluntários e os voluntários também. Aqui os utentes desenvolvem actividades diversas, tais como: bordados, crochet e outras actividades manuais, jogos, leitura, escrita em computadores, jogos de computador (área que Natália Castelejo desenvolveu ao longo deste ano), aula de canto. Participam em festas e passeios, visitas a exposições.
Com os estagiários iniciaram-se algumas actividades como leitura de adivinhas, jogos diversos e a ginástica, a que os utentes aderiram com prazer, assim como trabalhos em barro.
O Centro de Dia é um local de convívio e de actividades de lazer, de modo a que os utentes se sentem alegres e satisfeitos, com uma "Nova Vontade de Viver". É assim este Centro que admiro e pelo qual estou disposta a trabalhar nas minhas horas vagas....
Teresa Barroso

Sem comentários: