AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 16 de maio de 2009

"Bicho" de mazarefes

O «BICHO» DE MAZAREFES

Será uma história? Será um conto dos antigos serões à lareira?! Não, respondem as pessoas idosas. Todos os velhos aldeões da terra contam a história do Bicho assim: Aquela casa da Quinta do Sr. Artur Matos, onde vivem agora dois inquilinos, pertencia em tempos a um tio Bicho e à sua mulher. Viviam ali apenas os dois. Não eram do nosso tempo, mas do tempo dos nossos avós.
O Bicho era muitíssimo rico e em certa ocasião teve um criado. Por motivos que se desconhecem este deixou os patrões e afastou-se para lugar incerto.
Numa noite de Verão arrombaram a porta da casa para roubarem as libras do Bicho. Quando este acordou, sobressaltado, já não teve tempo nem meios de defesa e os ladrões trouxeram-no para a cozinha prendendo-o, em cima de um banco, de pés e mãos.
A mulher estava entrevada.
Obrigaram-no a dizer onde tinha as libras ameaçando-o de faca em punho. O pobre Bicho disse onde estava a ceira das libras: num buraco da parede por cima do forno. Depois de se apoderarem da ceira, percorreram a casa e foram-lhe roubar o porco da salgadeira, o milho das caixas, o centeio e os feijões.
No dia seguinte, já perto do meio dia, o tio Santa Marinha, que vivia numa casa relativamente perto – conhecida hoje pela casa dos cirurgiões de que brevemente se tratará nesta página – admirou-se por não Ter visto ainda o Bicho pois era costume encontrá-lo todos os dias pela manhã.
Como a mulher estava entrevada e o homem era já pessoa de velhas cãs lembrou-se que até estivesse doente. Resolveu ir a casa dele. Ao aproximar-se ouve gemidos e, entrando na cozinha, com espanto, vê o homenzinho no estado em que o deixaram os malvados gatunos: preso de pés e mãos, alguidar, sal, cebola e faca à beira. Claro, o homem estava já sem forças e meio morto.
- O que foi? Perguntou o Santa Marinha.
- Foi tudo. Roubaram-me esta noite. Levaram-me uma ceira com libras e andaram-me pela loja. Era uma quadrilha de ladrões.
Depois de desprender o homem do banco andaram a ver os delitos cometidos e seguiram os rastos até ao Rio Lima, junto a S. Simão. Os ladrões tinham passado no rio para o lado de Santa Marta.
Mais tarde vieram a descobrir que o roubo tinha sido cometido por uma quadrilha de gatunos espanhóis chefiados pelo antigo criado que tinha emigrado para Espanha e que para ajudar a malta algumas muares.
Quem conta a história só fala no tio Bicho e não sabe o nome dele nem da mulher. Era o Bicho e pronto
Na história apenas nos aparece mais o nome do Santa Marinha, aliás, ao contrário do que se deu com o bicho, esta personagem está quase identificada. Era um senhor que veio de Anha (?) casar com uma mulher dos Matos, da casa dos cirurgiões. Viveu no século passado, como pude verificar numa escritura de doação, e não levará muito tempo a dar mais pormenores sobre este homem ao falar da casa dos cirurgiões.
Todavia, uma ou outra pessoa diz que o Bicho era um grande ladrão e chefiava uma quadrilha.
É tudo verdade?!

Artur Coutinho

Sem comentários: