AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

DALA


A Dala
Houve tempos em que a louça era lavada fora de casa, mas quando começaram a cozinhar numa lareira) nas cozinhas da casa, começou a ser introduzida a Dala foi como mais um objecto de riqueza e fidalguia, geralmente em pedra  e surgiu a lavagem nas respectivas dalas. A Dala tinha um sulco em toda a extensão com alguma inclinação interior para a água correr e suja sair por um ralo para fora.






Esta dala, fora do sítio é de 1916

Assim como havia lareiras grandes de famílias ricas e numerosas, havia também dalas maiores e muitas vezes um terço ou metade ter uma inclinação maior para mais facilmente a água correr.
Hoje já não há “dalas” ou melhor, as Dalas tomaram outro nome, são as bancas que podem ser de vários metais ou outros tipos de pedra com um ou dois pios para se lavar a louça tornando este trabalho mais cómodo até porque a água chega pelas torneiras que estão sobre os pios, quente ou fria e a higiene da louça dos tachos que cozinham a comida, também mais fáceis e cómodos para os tornar frescos, confortados, e prontos a continuarem  o seu trabalho no mesmo dia o a seguir ou no dia seguinte.


Sem comentários: