AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O Crucifixo sinal de confiança

 

 

O Crucifixo sinal de confiança



Já abordei com pormenor sobre oratórios que existiam em cada casa. Alguns ainda existem em casas antigas e são verdadeiras obras de arte.
Consta que o Senhor do Alívio fazia parte de um oratório duma família antiga da Abelheira que o doou à Capela, depois do cruzeiro que lá existia com alpendre se ter transformado numa pequena capela cuja bênção foi em 20 de Outubro 1916, concedida autorização por D. Manuel Vieira de Matos, arcebispo de Braga.
Hoje o crucifixo é pouco visível nas casas novas, nos apartamentos e não sei se ao peito das pessoas.
Nunca devia ser usado como amuleto, como acontece com alguns pupresticiosos. Trazem o crucifixo e outras coisas mais à mistura que perturba a mente de qualquer “semelhante” sensível à gerência e à fé esclarecida.
O crucifixo é um objecto que deve inspirar-nos confiança. É bom contemplá-lo nas nossas casas, igrejas domésticas. É bom que cada um se fizesse acompanhar ao peito ou bolso essa imagem de um Deus feito Homem que, como tal depois de nos comunicar a mensagem do Pai Eterno, expira crucificado numa cruz com a cabeça coroada de espinhos e inclinada sobre o seu peito, com olhos vidrados, face sofredora cheia de sangue precioso, coagulado. Contemplar os pés e as mãos trespassadas e as chagas dos algozes...Faz doer o coração sensível de qualquer um.
Tudo isso por mim, por ti, por nós...
Como é tão fraca a nossa fidelidade ao seu grande amor. Como nós devíamos ser uns para com os outros retribuindo assim tão grande afecto de Cristo misericordioso que tem uma paciência tão grande para tolerar as nossas fraquezas, ódios, orgulhos e vaidades...















Antigamente nas escolas existia uma cruz nas salas de aula. Foram retiradas e, talvez por uma questão de liberdade religiosa, tinha o seu sentido, mas nesta terra onde a maioria ainda é cristã...talvez não viesse mal ao mundo por isso. Seja como for, também já nem se fala de Deus ou de Jesus às crianças...Os pais pedem o baptismo para os filhos, mandam à catequese, mas a oração ou simplesmente falar de Jesus, de Deus que nos Ama e que nos pede para todos sermos bons, amando os outros, isso está esquecido. Não é conversa para casa , nem para a rua!
O dinheiro, as coisas materiais, cómodas da vida, o cartão de crédito, o pedido de crédito bancário...Etc...É a maior preocupação.
Depois os catequistas são uns exigentes, dizem. A Paróquia não tem catequese à semana e devia ter. Vou para onde me der mais jeito. Ao fim de semana é para descansar e passear e ir aos shoppings, não há tempo para a oração, para a missa, para a catequese nem num lado, nem no outro.
À conta que vão à terra dos avós, ao fim de semana, acabam por não fazerem prática religiosa em lado nenhum, nem os pais, nem as crianças.
“Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. “Tudo é possível àquele que crê”.
A confiança em Deus é uma esperança que Ele não nos faltará com nada. Ele será a nossa luz e a nossa salvação e nos protege. Ele há-de nos ajudar nas nossas necessidades materiais e não nos preocuparmos com o futuro.
Se somos culpados, não tenhamos medo do Salvador; não foi para nós, especialmente, que Ele desceu à terra?
Jesus perdoou a Madalena, à 3ª negação de Pedro, a Zaqueu e abriu o céu ao bom ladrão.
Oh vós, que andais para aí!... Depressivos com problemas de vida conjugal, com o 2º matrimónio, com o estigma de condenados ou pecadores, Jesus continuam a dizer-vos: “Vinde a Mim que sou manso e humilde de coração”. Continuai a rezar, a confiar em quem tudo pode. O nosso Deus é grande em Misericórdia, na Bondade, no Amor, na justiça.
Ele nos há-de salvar.

Amigo, se me lês não te esqueças que este é um valor a defender. Se a tua fé é grande, será igual à tua esperança e seremos todos felizes porque, na tranquilidade e serenidade, este objecto nos inspira para uma vida eterna, afastará de nós todos os medos e com este sinal da cruz, venceremos todos os males!...

Sem comentários: