AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Maria das DORES gomes- P.N. 2007

A Maria das Dores Gomes nasceu a 9/05/1922, em Bravães, Ponte da Barca. Filha de Teresa de Jesus Gomes, tinha mais uma irmã, a Carolina de Jesus Gomes, veio para Viana com 5 anos. A mãe trabalhava à Rua da Gramática, no tempo em que havia festa das Almas, na Igreja das Almas. “Era bonito”. Faziam o cortejo dos Reis Magos. O cemitério era junto à Igreja das Almas. Lembra-se de levantar as ossadas e as sepulturas.



Andou na Escola do Asilo da Infância Desvalida, Rua da S. António. Sabe ler e escrever. Começou a trabalhar de costura aos 20 anos na D.Julieta da Malafaia, no sobrinho da D. Julieta Malafaia, nos pais do governador Civil Alberto Oliveira e Silva. Conheceu o marido na Portela, onde a mãe depois morou na casa da D. Angelina Santos que deixou ficar a fortuna à Congregação do Espírito Santo. Ele estava nos Estaleiros. Casou com 21 anos. O marido tinha 22 anos e era natural de Viana, morador na Portela, e chamava-se Abel Teixeira de Oliveira. Foi remador do fluvial do Porto e em Viana. Ganhou algumas regatas. Era o seu desporto favorito, dirigido pelo Sr. Humberto, do Girassol.

Do seu casamento nasceram três filhas: Olímpia casada com o irmão da D. Cidália Borja Serafim ( com um casal de filhos), Maria da Graça casada com Luís Balinha de Areosa e Maria Dolores casada com com Alberto, de Perre com um filho adoptivo, o Miguel, (que ama como filho seu e de seu marido). O Abel foi cravador nos ENVC desde a fundação até à reforma e veio a falecer há 12 anos, com 72 anos. Este Abel era irmão da Maria, viúva de Benjamim Rodrigues moradores à Rua da Bandeira. A Maria das Dores é muito querida no Bairro Jardim e conhecida dada a sua profissão de grande modista de alta costura. Popularmente é conhecida por “ a miquinhista do Estasnilau, ligada por laços familiares a este professor do antigo Liceu de Viana.

Sem comentários: