AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Termas da Saúde

Termas da saúde
Aqui bem perto de nós, a cerca de 90 kms, na maioria com estrada boa, existem as Termas de Lóbios, no Gerez Espanhol, que são indicadas para todos os reumatismos e pele. Foi assim que li o panfleto do Hotel Caldéria de Lóbios no primeiro dia que para lá fui, há uns anos.
Depois de diagnosticado com o síndroma da fibromialgia, procurei assumir essa doença, até porque, no meu caso, é genética. Fiz e faço terapêutica aconselhada pelo meu médico.
Valeu-me uma grande força de vontade, uma grande fé de que não seria nada que não fosse para mim. Aprendi a conviver com a dor. Alguns apercebem-se disso, conforme os dias e as horas. Antes de controlar o meu ritmo de vida fibromiálgica, procurei termas em Portugal e em Espanha, assim como piscinas de água quente em toda a região de Viana e Jacuzzis, mas através de uma informação do meu médico pessoal, fui parar a Lóbios.
Aí descobri que, afinal, o que estava no panfleto não era tudo. Quando chego já perto do limite de aceitar a dor, que às vezes sobrevem, continuo a fazer manutenção nas referidas termas.
Ao fim de uma tarde com 3 ou 4 natações, intercaladas com massagens (quedas com os repuxos da piscina) e chuveiro das águas do Rio Caldo, que nasce no Gerez português, compostas de bicarbonato e sódio e águas origometálicas nascidas a 77º, bastam para passarem todas as dores, sejam, elas quais forem porque não sou médico nem consultei o médico das termas. Apenas me limito a fazer os exercícios que me parecem importantes para mim e que tinha aprendido com o meu professor de Educação Física, que era Capitão do Exército durante os meus estudos.
Parece-me, por isso, na minha modesta opinião, fruto de conhecimentos empíricos que Lóbios tem umas águas que vão para além do que dizem, óptimas para quem sofre de dores fibromiálgicas. O meu médico já informa os doentes para juntarem à medicação esta terapêutica natural em Lóbios, que o P.e Coutinho descobriu.
Mais posso informar que, junto do Hotel, os celtas e os romanos tiveram lá uma termas das quais podemos ver ainda as ruínas.
Por isso, esta água já tinha sido conhecida pelos romanos como algo importante para a saúde. Para mim são mesmo umas Termas de Saúde.
A.C.
Janeiro de 2009

Sem comentários: