AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 17 de outubro de 2009

Família - Comunidade de Amor

Comunidade de Amor
 
A Família, fundada e vivificada pelo amor, é uma comunidade de pessoas: do homem e da mulher enquanto esposos, dos pais e dos filhos, dos parentes. O seu primeiro objectivo é o de viver fielmente a realidade da comunhão com o empenho constante de desenvolver uma autêntica comunidade de pessoas.
O princípio interior, a força permanente e a meta última de tal objectivo é o amor. Sem o amor, a Família não pode viver, crescer e aperfeiçoar-se como comunidade de pessoas.
Numa perspectiva cristã, a essência e o projecto da Família são definidos, em última instância, pelo amor. Por isso, a Família recebe a missão de defender, revelar e comunicar o amor, como reflexo vivo e participação real do amor de Deus pela humanidade e do amor de Jesus Cristo pela Igreja, sua esposa. Todo o projecto particular da Família é a expressão e a actuação concreta de tal missão fundamental.
A Família constitui a forma normal de realização da dimensão afectiva da pessoa humana, através da comunhão conjugal e da complementaridade heterossexual, e o meio natural da procriação dos filhos e do seu harmonioso desenvolvimento até à plena maturidade biológica, social e espiritual. Verdadeiro “Santuário da Vida”, tem um papel insubstituível na transmissão dos valores sociais e na transmissão dos valores cristãos, tornando-se autêntica “igreja doméstica”.
 A função social da Família manifesta-se também na forma de intervenção política. As famílias devem ser as primeiras a procurar que as leis e as instituições do Estado não só não ofendam, senão que apoiem e defendam positivamente os direitos e os deveres da Família. Neste sentido, as famílias devem crescer na consciência de que lhes compete serem protagonistas da chamada “política familiar” e assumir a responsabilidade de transformar a sociedade; de outro modo, elas serão as primeiras vítimas daqueles males que lhes advêm da sua própria indiferença.
O homem, para além da mais alta actividade intelectual ou social, encontra o seu pleno desenvolvimento, a sua realização integral, a sua riqueza insubstituível na Família. Aqui, na verdade, mais do que em qualquer outro campo da sua vida, se decide o destino do homem.
Frente ao desprezo pelo valor supremo da vida, há que proclamar, por todos os meios, a santidade do matrimónio, a missão fundamental da Família, o valor supremo da vida humana.
 D. José Augusto Pedreira-Bispo de Viana

Sem comentários: