AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 17 de outubro de 2009

A Fé em Deus é a força do Amor

A fé em Jesus é a força do Amor

Se a educação for apenas repressiva, nãoganha raízes. É necessário incutí-la na nossa consciência, como algo indispensável no equilíbrio harmonioso do nossa vida do dia a dia. Por isso a catequese é indispensável para alicerçar nas crianças e adolescentes os valores da fé em Jesus. Ensiná-las a amar os Seus Mandamentos, sem medo de confiar no Seu Amor, ou seja como uma porta que Ele nos abre para a felicidade. Pois o mérito da santidade está no amor, e não no medo. O amor é voluntário e apenas este nos enriquece e rejuvenesse a alma.
A educação nos valores da fé, ajuda-nos a descobrir o verdadeiro caminho da vida. Que seria da sociedade se todos os que sentem dificuldades se virassem a assaltar e a agredir as autoridades? Ou estas para reprimir, pudessem usar todos os meios que entendessem? Será que vivíamos num Estado de direito? Não devemos ter dúvidas que a fé ajuda as pessoas a ter esperança em dias melhores, e a permanecer pacíficas perante as injustiças e as dificuldades materiais. Podendo sempre em democracia, optar por se unir e manifestar-se na defesa dos seus direitos, sem recorrer à violência. Pensar que a melhoria das condições da vida na sociedade, por si só, pode dar reposta à insegurança que se vive nos grandes centros urbanos, é ilusão. É necessário uma educação com valores. Pois o mal também está na falta de convívio entre as variadas culturas étnicas de imigrantes, na discrininação que enfrentam no dia a dia, e na ambição sem regras dos agentes económicos que exploram quem se encontra em situação social vulnerável.
A falta de fé leva muitos jovens a deixar-se arrastar para a delinquência. E numa sociedade onde se vive uma sensação de que o crime compensa, é natural que a insegurança vai aumentando de dia para dia. Assim como há notáveis públicos a dar mau exemplo, assim a falta de honestidade se vai generalizando.
Estamos num tempo em que tudo é artificial, mesmo a educação; por isso, o futuro é muito inseguro. Basta que haja dificuldades, para que as pessoas percam o sentido da razão. Os sociólogos devem debruçar-se a estudar as causas que levam as pessoas a cometer barbaridades, e não ligá-las unicamente às dificuldades económicas ou emocionais, mas também há falta de fé em Jesus que veio ao mundo dar esperança aos pobres e oprimidos.
Acautelar as novas gerações do perigo que as novas tecnologias podem trazer para a sua segurança e estabilidade moral. A ideia de que tudo é fácil pode criar conceitos de comodidade e de independência do homem em relação a Deus. Por isso, embora a educação se deva adaptar às novas tecnologias, esta não deve ser descurada dos valores da fé. Pois os perigos que a liberdade e o progresso expõem os jovens, são muitos, e os dramas acontecem quando os pais menos os esperam.

“A fé em Jesus é a força do amor, e sem Ele, não há futuro.”

António Alves----PN 2009

Sem comentários: